sexta-feira, 29 de março de 2013

Presidente da ADPF realiza palestras institucionais

 

Eventos ocorreram na Academia de Polícia de São Paulo e no Instituto Florence do Maranhão


O presidente da Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal (ADPF), Marcos Leôncio Sousa Ribeiro, realizou uma palestra na Academia de Polícia de São Paulo (ACADEPOL). Foram apresentadas as perspectivas legislativas para a carreira de Delegado de Polícia, por meio dos trabalhos realizados no Congresso e no Senado Federal, bem como os avanços nos Projetos de Lei e de Emenda Constitucional, de interesse das Polícias Civis e Federal, em tramitação.
O Delegado de Polícia e diretor da Academia de Polícia de São Paulo, Mário Leite de Barros Filho, disse ter sido de suma importância a presença do presidente da ADPF na palestra, pois ele transmitiu todo seu conhecimento e experiência aos Delegados de Polícia do Curso de Formação Técnico-Profissional da ACADEPOL. “A palestra também foi relevante porque prestou esclarecimentos sobre os principais projetos de lei que tramitam no Congresso Nacional de interesse das autoridades policiais paulistas”, afirmou o diretor da instituição. Barros Filho finalizou ressaltando que a visita propiciou condições para o início de tratativas com relação ao intercâmbio de conhecimentos entre a Polícia Civil e a Polícia Federal.
SEMANAS JURÍDICAS. Em março, o presidente da ADPF participou também da abertura do I Ciclo de Palestras do Curso de Direito do Instituto Florence de Ensino Superior em São Luís, no Estado do Maranhão. O tema da palestra ministrada por Ribeiro foi “A carreira de Polícia Federal no Brasil”.
Em outra oportunidade, o Delegado Federal Adriano Mendes Barbosa ministrou a palestra "Delegado de Polícia Federal: Pela Cidadania e Contra a Corrupção" durante a Semana das carreiras Jurídicas na Universidade Federal do Ceará (UFC) que tratou da atuação profissional dos Delegados de Polícia Federal.
As palestras tem como foco apresentar, entre outros pontos, o seguinte: o delegado de polícia é Autoridade Pública de carreira jurídica e é o responsável pela presidência do Inquérito Policial e a Gestão da Polícia Judiciária, tanto as estaduais quanto a Federal; na condução da persecução criminal na sua porção extra juditio, o delegado de polícia atua como Autoridade Pública primeira a zelar pelos direitos e garantias fundamentais dos cidadãos vítimas de ações delituosas e dos suspeitos da perpetração de infrações penais; o DPF zela pela legalidade dos procedimentos investigativos e zela pela licitude e legitimidade probatória do Inquérito Policial e suas diligências investigativas; o delegado de polícia atua como primeira trincheira de defesa da cidadania impedindo que inocentes sejam levados à condição de réus. O seu compromisso não é com uma tese de acusação, mas sim com a verdade dos fatos.
A ADPF está participando dessas semanas jurídicas para apresentar a carreira de Delegado de Polícia Federal ao público-alvo, ou seja, aqueles que estão em busca da escolha de uma carreira jurídica a seguir. A próxima palestra, prevista para maio de 2013, será na Universidade federal do Rio Grande do Norte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário