sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

SP: governo troca chefia do Deic e Wagner Giudice assume

O governo de São Paulo trocou o comando do Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic): quem assume a chefia é o delegado Wagner Giudice, 47 anos.
 
A mudança no comando foi publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) desta quinta-feira. A troca é apenas uma das que atingiu as chefias de vários departamentos da Polícia Civil de São Paulo desde a posse do secretário de Segurança Pública, Fernando Grella Vieira, em novembro do ano passado.
 
Giudice estava à frente do Departamento Estadual de Repressão ao Narcotráfico (Denarc), onde permaneceu dois anos. 
 
Segundo ele, durante sua gestão foi realizada a maior apreensão de cocaína da história do Denarc: mais de 1 tonelada em uma única investida. Além disso, ele afirmou que "nesses dois anos, foram mais de 2.200 prisões de traficantes e mais de 22 toneladas de drogas apreendidas".
 
A diretoria do Denarc será assumida por Marco Antônio Pereira Novaes de Paula Santos, antigo diretor da Seccional de Guarulhos, na região metropolitana.
 
Histórico

 Wagner Giudice tem 47 anos, sendo 23 deles dedicados à Polícia Civil de São Paulo. Ele iniciou sua carreira como delegado de polícia em 1989, no Decap, onde permaneceu até 1992.
 
Em seguida, assumiu a chefia especial do Departamento de Homicídios. De 1999 a 2001, foi para o Departamento de Identificação e Registro Diversos (Dird), atual Departamento de Capturas e Delegacias Especializadas (Decade). Durante o período, chefiou uma força-tarefa.


 
O delegado construiu boa parte de sua carreira na Divisão Antissequestro do Deic. Atuou em casos de grande repercussão, como os sequestros do publicitário Washington Olivetto e da filha do empresário Silvio Santos, Patrícia Abravanel. Ele dedicou 10 anos da sua carreira à Divisão.
 
Outras trocas

 O Departamento Estadual de Homicídios e de Proteção à Pessoa (DHPP) será dirigido por Elisabete Ferreira Sato Lei, que atuava como titular da 5ª Delegacia Seccional Leste da Capital. Há 36 anos na polícia, Sato já passou pelo DHPP, onde foi investigadora, delegada da Divisão de Homicídios e chefe da Divisão de Proteção à Pessoa.


 
O delegado Algo Galiano Júnior deixa o Departamento de Capturas e Delegacias Especializadas (Decade) e assume a chefia do Departamento de Polícia Judiciária do Interior 6 (Deinter-6), responsável pelas delegacias que abrangem região da Baixada Santista e Vale do Ribeira.
 
O Departamento de Capturas e Delegacias Especializadas (Decade) será comandado pelo delegado Marco Antônio Desgualdo. A estrutura do departamento abrange a divisão de vigilância e capturas, divisão especial de atendimento ao turista e divisão de administração.
 
Paulo Afonso Bicudo, que esteve à frente da Academia de Polícia Civil (Acadepol) desde julho de 2011, agora irá chefiar o Departamento de Polícia Judiciária da Macro São Paulo (Demacro), responsável pelas delegacias da Grande São Paulo, antes comandando pelo delegado Youssef Abou Chahin.
 
O Departamento de Polícia de Proteção à Cidadania (DPPC), especializado em investigações de delitos relacionados ao consumidor, saúde pública, meio ambiente e relações de trabalha, além da Fazenda Pública, será chefiado por Youssef Abou Chahin. O delegado era diretor do Demacro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário