quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Diretor da Acadepol visita OAB/SP


 
Na noite desta quarta-feira (30), o diretor da Academia de Polícia de São Paulo (Acadepol), Mario Leite de Barros Filho, se reuniu com o recém-empossado presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção São Paulo, Marcos da Costa.
 
A reunião, realizada no gabinete do presidente da OAB/SP, contou com a participação de Ciro de Araújo Martins Bonilha, delegado divisionário da Assistência Policial da Acadepol; Fabiana Sarmento de Sena, delegada supervisora da UIP/Acadepol; Umberto Luiz Borges D’Urso, diretor-adjunto de Cultura e Eventos da OAB/SP; Arles Gonçalves Junior, presidente da Comissão de Segurança Pública da OAB/SP; Ricardo Toledo Filho, presidente da Comissão de Direitos e Prerrogativas da OAB/SP; Cid Vieira de Souza Filho, presidente da Comissão de Estudos Sobre Educação e Prevenção de Drogas e Afins; e Rui Augusto Martins, conselheiro.



 
Dirigentes da Acadepol e da OAB discutiram sobre a importância da aproximação da OAB com a Polícia Civil e, sobretudo, da necessidade de convênios e parcerias visando chancelar esta tão desejada aproximação.
 
Considerando o propósito do diretor Mario Leite, no sentido de promover, cada vez mais, um ensino de qualidade, voltado à doutrina de polícia judiciária e a pacificação social, foi proposto um termo de cooperação entre a Academia de Polícia e a Escola Superior de Advocacia, objetivando o intercambio de professores entre as instituições. Também foi proposta uma maior participação da OAB/SP, através das Comissões de Direitos Humanos e de Estudos Sobre Educação e Prevenção de Drogas e Afins, junto ao Centro de Direitos Humanos da Acadepol, visando, especialmente, a produção de material doutrinário em temas específicos e de interesse comum, como a internação compulsória para dependentes químicos.
 
Foi ressaltado o grande números de palestras proferidas por delegados de polícia na OAB nos últimos anos, principalmente através da Comissão de Segurança Pública, tendo sido estendido o convite para que os advogados passem a ministrar palestras na Acadepol para os cursos de formação e complementares com maior frequência.
 
Também foram realizadas propostas junto ao Departamento de Cultura da OAB/SP, com enfoque na intensificação e aprimoramento de visitas ao Museu da Academia, que retrata, entre outros aspectos, o processo histórico da Polícia Civil do Estado de São Paulo, assim como os crimes que tiveram maior repercussão nos últimos tempos.
 
A reunião teve seu fim com a perspectiva de uma parceria de sucesso e com um convite, por parte de Mario Leite, para que Marcos da Costa profira palestra na Academia de Polícia, versando sobre investigação criminal, em data a ser brevemente agendada.

Fonte/Foto: UIP/Acadepol

Um comentário:

  1. Parabenizo o douto Diretor da ACADEPOL-SP, Dr. Mário Leite de Barros Filho, pela feliz e oportuna iniciativa que há muito se fazia sentir pela necessidade dessa aproximação e real parceria.

    ResponderExcluir