quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

24/01/2013 - 9:30
Mário Leite de Barros Filho toma posse na Acadepol
Ele substitui o delegado de polícia Paulo Afonso Bicudo, que agora dirige o Demacro       

por Rina Ricci

Berço de formação dos futuros profissionais da área da segurança pública, bem como seu treinamento e aperfeiçoamento, a Academia de Polícia Civil do Estado de São Paulo “Dr. Coriolano Nogueira Cobra” (Acadepol) já tem um novo diretor. É ele o delegado de polícia Mário Leite de Barros Filho. A solenidade de posse aconteceu na manhã de 22 de janeiro, terça-feira, no auditório da instituição, e ele substitui o delegado de polícia Paulo Afonso Bicudo, que esteve à frente da Acadepol desde julho de 2011, agora irá chefiar o Departamento de Polícia Judiciária da Macro São Paulo (Demacro). O novo diretor da Acadepol era divisionário da Secretaria de Concursos Públicos da própria Academia. A solenidade de posse do novo diretor da Academia de Polícia Civil contou com a presença de centenas de pessoas, entre elas, autoridades dos poderes Executivo, Legislativo e Judicial, representantes de entidades, professores, alunos, funcionários e coordenadores dos Núcleos de Ensino da Acadepol no interior.

A transmissão de cargo entre o antigo diretor, Paulo Afonso Bicudo, e o recém-empossado, Mario Leite de Barros Filho lotou o auditório e as adjacências da Acadepol. Entre as inúmeras autoridades presentes, cabe destacar a mesa de honra composta pelo secretário de Segurança Pública Adjunto, Antonio Carlos da Ponte; o delegado-geral de polícia, Luiz Maurício Souza Blazeck; o secretário da Administração Penitenciária, Lourival Gomes; o deputado estadual, Fernando Capez; o desembargador de Justiça, Ricardo Cardozo de Mello Tucunduva, que representou o presidente do Tribunal de Justiça; e o delegado de polícia diretor do Departamento de Capturas e Delegacias Especializadas, Marco Antonio Desgualdo, que representou o Conselho da Polícia Civil, os ex-delegados gerais de polícia e os ex-diretores da Academia de Polícia.

Em seu discurso, Paulo Bicudo, que atualmente é o diretor do Departamento de Polícia Judiciária da Macro São Paulo (Demacro), aproveitou a oportunidade para agradecer toda sua equipe trabalho na Acadepol e ressaltou a escolha perfeita do novo diretor para o cargo.

O delegado-geral de polícia, Maurício Blazeck, acentuou sua satisfação concretizada na missão do novo diretor, a quem lembrou da extrema dedicação exigida pelo cargo. Por sua vez, o secretário adjunto complementou os agradecimentos e elogios, falando da oportunidade de defesa da sociedade que é conferida a poucos.

Em seu pronunciamento de posse, Mário Leite ressaltou seu compromisso de “não medir esforços para corresponder à expectativa criada em relação às atividades da unidade docente”, e manifestou sua admiração e reconhecimento ao seu antecessor, e gratidão aos amigos e colegas, como o ex-deputado Régis de Oliveira, presente ao evento; aos professores e à família.

Grandes encontros

O evento tornou-se uma oportunidade de grandes encontros. Em sua fala, Mario Leite prestou uma homenagem aos ex-diretores da Academia de Polícia, Haroldo Ferreira, Tabajara Novazzi Pinto, Roberto Maurício Genofre, Eduardo Hallage, Maurício José Lemos Freire, também ex-delegado geral, Adilson José Vieira Pinto e Marco Antonio Ribeiro de Campos, todos presentes na cerimônia.

“Nessa verdadeira corrida de revezamento, eu me sinto honrado de carregar o bastão que um dia foi conduzido por autoridades tão competentes e brilhantes”, elogiou. Em seguida apresentou proposta para a criação de um Conselho de ex-Diretores da Academia de Polícia com a atribuição de assessorar e orientar nas decisões dos assuntos relevantes. A ocasião propiciou ainda o encontro com ex-delegados de polícia, como Antonio Carlos de Castro Machado, conhecido por doutor Caio.

Entre os representantes de entidades estavam o presidente da Associação dos Professores da Academia de Polícia (Apapesp), Dilermando Queiroz Filho; a presidente da Associação dos Delegados de Polícia do Estado de São Paulo (Adpesp), Marilda Pansonato Pinheiro, o presidente da International Police Association – IPA, Seção Brasil, Jarim Roseira Lopes; e o presidente da Associação dos Funcionários da Polícia Civil do Estado de São Paulo (Afpcesp), Hilkias de Oliveira; Outras autoridades que compareceram foram Romeu Tuma Júnior, ex-deputado estadual, ex-secretário nacional de justiça e delegado assistente do Dipol; Evaldo Roberto Coaratto, coodenador estadual dos Consegs, Orlando Miranda, presidente do Cetran; a assessora e delegada de polícia Elizabete Massumo, representando a Secretaria de Justiça e Defesa da Cidadania; o diretor do Instituto de Criminalística, Adilson Pereira, que representou o superintendente da Polícia Técnico-Científica; o juiz corregedor do Departamento de Inquéritos Policiais (Dipo), Kleber Leyser de Aquino; os professores Alberto Carlos Amandio e Wanderley Messias da Costa, representando o reitor da Universidade de São Paulo; a ex-deputada e atual subsecretária de Assuntos Parlamentares da Casa Civil, Rosmary Corrêa; e o advogado Arles Gonçalves Júnior, do Conselho Efetivo da Seccional da OAB-SP, representando seu presidente.

Como defensor do trabalho em equipe, Mário Leite destacou seu time de delegados de polícia: Ciro de Araújo Martins Bonilha; Pedro Tonelli Neto, Delio Marcos Montresor, Edison Giatti Lahoz, Bento da Cunha Júnior, Márcia Ruiz, Fabiana Sarmento, Bertha Paschoalick, Pedro Bainetti, Miguel Castilho, Edson Baldan, Maria Fernand Soares, Martha Vergine e Gaetano Vergine. “Acredito na liderança conquistada, por intermédio de bons exemplos, trabalho, honestidade e dedicação”.

O novo diretor finalizou seu pronunciamento deixando uma mensagem positiva aos alunos e funcionários: “A Academia de Polícia é o local adequado para transformações. Todas as carreiras são importantes e seus integrantes devem atuar de forma sincronizada. O meu compromisso com a Polícia Civil será oferecer mais que simples policiais: profissionais honrados, íntegros e comprometidos com a segurança da população paulista”, enfatizou.

Fonte: Semanário da Zona Norte.

3 comentários:

  1. Dr. Mário.
    Boa noite!
    Parabéns pela tão merecida posse.
    Infelizmente não pude comparecer, em razão do acúmulo de trabalho em minha Unidade Policial.
    Aproveito o ensejo, para agradecer seu apoio e participação em minha página "Memória da Polícia Civil do Estado de São Paulo" e ao elogio que me foi atribuído, na pessoa do Dr. Ciro Bonilha.
    Por favor, caso tenha alguma crítica ou qualquer ponderação sobre a página, fique a vontade, eis que eu ficaría muito lisongeado.
    Felicidades!
    Paulo R Queiroz Motta

    ResponderExcluir
  2. Prezados Colegas,
    Além parabenizar o Prof. Dr. Mário, pela assunção do cargo de Diretor da ACADEPOL, aproveito do ensejo para solicitar aos redatores que ao postarem matérias seja nesse BLOG ou em qualquer outro, não mais cometam o EQUIVOCO de se referirem aos DELEGADOS DE POLÍCIA Aposentados, como ex-Delegado de Polícia, pois, nós apenas deixamos o campo Ativo, passando à Inatividade (aposentadoria), tanto é que portamos nossas carteiras funcionais semelhantes às que tínhamos quando estávamos Ativos, sendo que na atual tão somente de observa muito discretamente dispositivo legal sobre a sua expedição já no rodapé.
    Então fiquemos entendidos e esclarecidos: o ex- se emprega quando alguém deixa o cargo, a classe ou a carreira (gênero)por ato voluntário sob pedido de exoneração, ou ato administrativo que imponha a pena de demissão, ou em alguns casos exoneração de oficio, nas duas últimas hipóteses por Decreto do Governador.
    Os aposentados: Delegado de Polícia, Juiz de Direito, Promotor de Justiça, Procuradores, e outros prosseguem levando suas carteiras funcionais que serve como identidade institucional, jamais passam a ser "ex- ".
    Quem despachava dessa forma era o, agora sim, ex-SSP último antecessor do que atualmente ocupa a titularidade da Pasta.
    Assim, o Dr. Antônio Carlos de Castro Machado, carinhosamente chamado por "Dr. Caio", não se trata de ex-Delegado de Polícia, mas Delegado de Polícia aposentado, e também (agora sim) ex-Delegado Geral de Polícia até porque esse cargo não é de ocupação definitiva, ou seja, é temporário para chefiar toda Instituição PCESP.
    Agradeço antecipadamente pela compreensão.

    ResponderExcluir
  3. Parabéns ao nobre colega. Que não lhe falte amor para dedicar-se a tão importante missão. Abraço.

    ResponderExcluir