quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Renato Cruz Swensson e Sérgio Abdalla são homenageados pelo Conselho da Polícia Civil

23/01/2013 12:43:33 (604 leituras)
Durante a reunião do Conselho da Polícia Civil na manhã dessa quarta-feira (23), dois delegados de polícia aposentados receberam uma homenagem que simbolizou o reconhecimento da Instituição pelos anos de serviços que eles prestaram à população por meio da carreira policial: Renato Cruz Swensson e Sérgio Abdalla, 45 e 35 anos de profissão, respectivamente.
Luiz Maurício Blazeck deu início às homenagens se dizendo orgulhoso por ter ali na reunião do Conselho “dois ícones” da instituição: “O meu professor, dr. Abdalla, professor de muitos dos senhores aqui, dr. Renato Swensson, essa figura ímpar, nós não vamos ter outra com esse perfil”.
“Nós homenageamos aqueles que chegam aos 70 anos, fazemos uma placa singela, mas de coração, é o que o Conselho da Polícia Civil pode dar aos senhores como reconhecimento, no caso do dr. Abdalla, mais de 35 anos, e o dr. Swensson, mais de 45 anos, pelos serviços prestados na instituição. Eu me sinto honrado em lhes passar essa placa”, disse Blazeck, que passou a palavra ao delegado Sérgio Abdalla.
“Isso aqui nos dignifica, nos emociona. Eu entrei na polícia por amor, eu sempre tive verdadeira paixão pela polícia, como continuo até hoje. Fui feliz na polícia, jamais pensaria em outra profissão, e sem querer fazer demagogia, jamais reclamei do meu salário, porque com ele estudei e meus filhos estudaram. Eu fui feliz. A polícia para mim foi a coisa mais linda”, declarou Sérgio Abdalla, que contou aos conselheiros uma pequena história:
“Li uma crônica do jornal O Globo do Rio de Janeiro, que falava de uma psicóloga que tinha verdadeiro ódio da polícia, e uma vez entrevistada ela chegou a falar que esse nome lhe causava ojeriza, porque o irmão tinha apanhado da polícia, tinham furtado o carro do tio dela, roubado o estabelecimento na Urca de outro tio, e nunca a polícia resolveu o problema, e ela foi, infelizmente, sequestrada. Ela ficou seis dias no cativeiro ameaçada de morte e de estupro, sem banho, mal alimentada, e um dia, à noite, só tinha uma velinha acesa, derrubaram a porta e ela ouviu um grito: 'Polícia!' E ela foi levada para o pronto socorro nos braços de um policial. Então ela fez essa declaração no jornal: que depois do nome Deus, a palavra mais linda para ela era polícia. Então a gente chega à conclusão de que quando precisa da polícia e nós agimos e resolvemos o problema, a pessoa passa a gostar da gente”, contou Abdalla. “Eu agradeço mais uma vez essa homenagem que para mim é fecho de ouro”, finalizou.
Dirigindo-se ao delegado Renato Swensson, o delegado geral Luiz Maurício Blazeck lhe fez uma declaração de valor: “O senhor tem muito valor para a nossa instituição, então os nossos agradecimentos pelos serviços prestados, os conselhos sábios, pela paciência comedida e, principalmente, pelo tempo destinado a nossa instituição em detrimento de horas de lazeres e com a família. É uma placa, mas o conteúdo dela é verdadeiro. Muito obrigado, dr. Renato, por tudo o que o senhor pode realizar nos seus 45 anos em nossa instituição”.
Após receber a placa das mãos do delegado geral, Renato Swensson discursou. “É muito difícil a gente falar nesse momento, de muita emoção. O fato é que a placa, dr. Blazeck, recebo com muito carinho mesmo, vou guardá-la até o fim da minha vida”, afirmou o homenageado, que fez questão de também homenagear a cada um dos conselheiros presentes, citando-os um a um, assim como um pouco da história que viveu com eles.
“Deixo esse convívio aqui com o coração apertado, são 45 anos. É motivo de tristeza e de alegria a aposentadoria (risos). Eu recebo essa homenagem que me deixou muito, muito honrado, e não vou me prolongar mais porque a emoção me impede. Muito obrigado a todos”, declarou o delegado Renato Cruz Swensson.
Na continuidade das homenagens, o delegado geral abriu a palavra a todos os conselheiros para que se dirigissem aos homenageados.


Nova posse
No início da reunião, o delegado Carlos Roberto Benito Jorge assinou termo de posse como diretor da Assistência Policial Civil do Gabinete do Secretário (APC/GS).

O delegado geral parabenizou e deu as boas vindas a Benito Jorge, que agradeceu a Luiz Maurício Blazeck pela confiança nele depositada. “Quero dizer que é uma honra participar do egrégio Conselho, onde o meu pai foi conselheiro por mais de dez anos. Obrigado a todos”, disse visivelmente emocionado.

Por Kerma Matos Oliver

Nenhum comentário:

Postar um comentário