quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Mário Leite de Barros Filho assina posse na Academia de Polícia

22/01/2013 18:49:41 (987 leituras)
Nesta terça-feira (22), o novo delegado diretor da Academia de Polícia Mário Leite de Barros Filho assinou a ata de posse de seu cargo, em uma cerimônia realizada na própria casa de ensino, com as presenças do secretário adjunto da Segurança, Antônio Carlos da Ponte, e do delegado geral, Luiz Maurício Souza Blazeck.
Paulo Afonso Bicudo, ex-diretor da Acadepol e atual, do Departamento de Polícia Judiciária da Grande São Paulo (Demacro), igualmente assinou a ata de posse transmitindo o cargo a Mário Leite, e agradeceu aos funcionários da Academia pelo apoio que recebeu em um ano e meio de gestão, especialmente para a realização de projetos. Ele citou alguns nomes que destacou como grandes auxiliadores da diretoria e desejou ao novo diretor sorte e felicidade na função.
Ao tomar a palavra, Mário Leite de Barros Filho agradeceu a confiança nele depositada, tanto pela Secretaria da Segurança, quanto pela Delegacia Geral. “Eu me sinto honrado e grato por ter sido escolhido dentre tantas autoridades policiais. Assumo o compromisso de não medir esforços para corresponder às expectativa criadas com relação às atividades dessa unidade docente”, prometeu.
O novo diretor expressou sua admiração pelo antecessor Paulo Bicudo e declarou seu reconhecimento pelos ensinamentos recebidos do ex-diretor da Acadepol. Ele ainda agradeceu aos amigos presentes, inclusive de infância, da cidade de Itu, assim como os de Bauru, de onde veio uma comitiva de delegados de polícia, e aos parceiros da Assembleia Legislativa, ali representada pelo deputado federal Carlos Sampaio e pelo ex-deputado federal Regis de Oliveira, assim como aos colegas da Secretaria de Concursos Públicos da Acadepol, onde atuou recentemente.

“Tenho consciência de que não conseguiria alcançar os meus objetivos profissionais sem a ajuda e o apoio de todos vocês, sou eternamente grato. Aos ex-diretores da Acadepol quero prestar homenagem: Eduardo Hallage, Haroldo Ferreira, Tabajara Novazzi Pinto, Marco Antônio Desgualdo, Marco Antônio Martins Ribeiro Campos, Maurício José Lemos Freire, Adilson José Vieira Pinto e Roberto Maurício Genofre”. (Todos presentes).
As homenagens do diretor foram estendidas à delegada Marilda Aparecida Pinheiro, presidente da Associação dos Delegados de Polícia de São Paulo, aos professores da Acadepol, à própria família, ali representada por sua esposa, filha, irmã, minha sobrinha e cunhado, e a toda a sua equipe de trabalho, os delegados: Ciro de Araújo Martins Bonilha, Pedro Tonelli Neto, Delio Marcos Montresor, Edison Giatti Lahoz, Bento da Cunha Júnior, Márcia Heloísa Mendonça Ruiz, Fabiana Sarmento de Sena, Bertha Fernanda Paschoalick, Pedro Luiz de Freitas Banietti, Miguel Affonso Ferreira de Castilho Filho, Edson Luís Baldan, Maria Fernanda Dias da Silva Soares, Martha Mendonça Vergine e Gaetano Vergine.

Sobre a filosofia de trabalho, Mário Leite disse acreditar na liderança conquistada por intermédio de bons exemplos, trabalho, honestidade e dedicação. “O trabalho de cada setor da Academia será avaliado através de seus resultados”, afirmou. “Independente da complexidade das atribuições, todas as carreiras são importantes e seus integrantes devem atuar de forma sincronizada, e nessa jornada que se inicia solicito a efetiva colaboração de todos para que juntos possamos realizar a nobre missão de selecionar, formar, capacitar e aperfeiçoar os policiais civis”, finalizou.
O delegado geral, Luiz Maurício Blazeck, disse em discurso ter imensa satisfação por ver Mário Leite assumir a direção da Acadepol, “o que exige extrema dedicação” e afirmou que a Delegacia Geral e a Academia de Polícia andarão juntas para formar bons e eficientes policiais civis.
Encerrando a cerimônia, o secretário adjunto da Segurança, Antônio Carlos da Ponte, falou da missão de Mário Leite: “Dirigir a maior academia de polícia da América Latina, que tem como patrono o Dr. Coriolano Nogueira Cobra, precursor da investigação policial no Brasil, não é tarefa fácil, deve ser de uma pessoa preparada, norteada pela intransigente defesa da dignidade da pessoa humana e sobretudo compromissada com a construção de uma sociedade mais justa e solidária”, e completou: “Tais atributos são encontrados na história pessoal e funcional do dr. Mário, delegado há mais de 26 anos, professor universitário e autor de obras e artigos referenciais na área jurídica, como Direito Administrativo Disciplinar da Polícia, o Contraditório no Inquérito Policial, e O Delegado de Polícia como Pacificador Social”.
“Não há mais lugar na sociedade contemporânea para a premissa de que bom profissional é aquele que se dedica ao trabalho e abandona, com o ingresso na carreira pública, o compromisso com o estudo e a luta pelo aperfeiçoamento das instituições. É o estudo que alicerça todo e qualquer processo de transformação, que só pode ser atingido com dedicado trabalho profissional”, defendeu o secretário adjunto.
Segundo Antônio Carlos da Ponte, cabe ao diretor da Acadepol identificar o perfil profissional que se pretende alcançar com um concurso público, eleger os desafios contemporâneos, projetar estratégias para enfrentá-los e, principalmente, ajudar na formação de policiais que se responsabilizem pela guarda da Constituição Federal e assegurem o respeito às garantias individuais. O secretário concluiu seu discurso defendendo que o novo diretor da Acadepol lute para manter o compromisso com a competência e o mérito.
A última homenagem no evento foi feita à esposa do novo diretor da Acadepol, Patricia Cardoso, e à filha do casal, Manuela, que receberam um buquê de flores da delegada Márcia Mendonça Ruiz.
Compuseram a mesa de honra principal da cerimônia o secretário adjunto da Segurança Pública, o delegado geral de polícia, o diretor da Acadepol, o secretário da Administração Penitenciária (SAP), Lourival Gomes, o deputado estadual Fernando Capez, o diretor do Demacro, Paulo Afonso Bicudo, o desembargador Ricardo Cardoso de Melo Tucunduva, que representou o presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo, Ivan Ricardo Sartori, e o diretor do Departamento de Capturas e Delegacias Especializadas (Decade), Marco Antônio Desgualdo.
Também estiveram presentes, dentre vária autoridades, os delegados diretores Aldo Galiano Júnior, do Deinter 6 – Santos, Silvio Balângio Júnior, do Departamento de Administração e Planejamento (DAP), Youssef Abou Chahin, do Departamento de Polícia de Proteção à Cidadania (DPPC), Licurgo Nunes Costa, do Deinter 2 – Campinas, e Júlio Gustavo Vieira Guebert, do Deinter 7 – Sorocaba.

Por Kerma Matos Oliver

Nenhum comentário:

Postar um comentário