quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

Conselheiros e novos diretores da Polícia Civil tomam posse dos cargos

11/01/2013 16:10:35 (3712 leituras)
Dez novos diretores de departamento e 14 conselheiros da Polícia Civil tomaram posse de seus cargos na manhã desta sexta-feira (11), no Palácio da Polícia, à Rua Brigadeiro Tobias, 527, Luz. A cerimônia ocorreu durante a primeira reunião do Conselho da Instituição, com as presenças do secretário da Segurança Pública, Fernando Grella Vieira, do secretário adjunto da Segurança, Antonio Carlos da Ponte, e do delegado geral, Luiz Maurício Souza Blazeck (foto à esq.)
A reunião marcou a instalação oficial do novo Conselho da Polícia Civil, com as assinaturas dos diretores da Delegacia Geral de Polícia Adjunta, da Academia de Polícia, da Corregedoria Geral da Polícia Civil e dos Departamentos: de Polícia Judiciária da Capital (Decap), de Polícia Judiciária da Grande São Paulo (Demacro), Estadual de Homicídios e de Proteção à Pessoa (DHPP), Estadual de Repressão ao Narcotráfico (Denarc), de Capturas e Delegacias Especializadas (Decade), de Polícia de Proteção à Cidadania (DPPC), Estadual de Investigações Criminais (Deic), de Polícia Judiciária de São Paulo Interior de Ribeirão Preto (Deinter 3), de Polícia Judiciária de São Paulo Interior de Santos (Deinter 6) e de Polícia Judiciária de São Paulo Interior de Sorocaba (Deinter 7).
Os conselheiros empossados foram: Valmir Eduardo Granucci (DGPAd), Domingos Paulo Neto (Decap), Nestor Sampaio Penteado Filho (Corregedoria), Elisabete Ferreira Sato Lei (DHPP), Paulo Afonso Bicudo (Demacro), Marco Antonio Desgualdo (Decade), Youssef Abou Chahin (DPPC), Marco Antônio Pereira Novaes de Paula Santos (Denarc), Mário Leite Barros Filho (Acadepol), Wagner Giudice (Deic), João Osinski Júnior (Deinter 3), Aldo Galiano Júnior (Deinter 6) e Julio Gustavo Vieira Guebert (Deinter 7).
Dentre os conselheiros, os dez delegados que também assinaram termo de posse como novos diretores foram Marco Antônio Desgualdo, Paulo Bicudo, Wagner Giudice, Mário Leite, Elisabete Sato, Youssef Chahin, João Osinski, Marco Antônio de Paula, Julio Guebert e Aldo Galiano. Além deles, também tomou posse de cargo o delegado Edison Giatti Lahoz, que responderá pelo expediente da Assistência Policial Civil do Gabinete do Secretário (APC/GS), de 10 a 24 de janeiro, em substituição ao delegado Nelson Rodrigues (fotos nessa sequência).


Ao abrir a reunião, o presidente do Conselho, o delegado geral Luiz Maurício Souza Blazeck, falou da nova visão de trabalho que procurará por em prática e, enfaticamente, sobre os valores que deverão permear a direção da Polícia Civil, e pediu a todos, inclusive, que fizessem um minuto de silêncio para reflexão sobre os rumos da Instituição.


O secretário adjunto da Segurança Pública, Antônio Carlos da Ponte, tomou a palavra em seguida, agradeceu o convite para participar da cerimônia, falou do histórico profissional dos conselheiros e das metas para um trabalho eficiente por parte da SSP e destacou a questão do compromisso público que todos ali assumiam, na ocasião. “Polícia competente é aquela que está em consonância com os ditames do estado democrático de Direito e tem a inteligência como a principal arma e, sobretudo, compromisso com a modificação social”, disse Ponte.


Fernando Grella Vieira também agradeceu o convite para a reunião e discursou sobre o significado do Colegiado da Polícia Civil (o Conselho) e a importância da investigação em termos de paz pública. “Precisamos dar resposta à sociedade em termos de responsabilização e isso recai, evidentemente, sobre os ombros da Polícia Civil. Então quanto mais eficiente, quanto melhores e maiores os resultados, maior será a sensação de segurança, porque a população verá na sua polícia a atuação eficiente e a responsabilização daqueles que insistiram e insistem em transgredir as leis”, defendeu.


“Nós nos propusemos a fazer um trabalho e estamos encontrando incondicional apoio do dr. Blazeck. Não queremos simplesmente quantidade, queremos resultados e estamos dispostos a tomar decisões”, afirmou Grella, que em seguida, pediu o apoio de todos os conselheiros para diminuição dos índices de criminalidade. “Vamos procurar realizar este ano reuniões bimestrais para discutirmos os resultados, os índices criminais que mais interferem na questão da sensação de segurança, os índices operacionais. Vamos discutir e buscar soluções”, frisou.





Ao tomar a palavra novamente, o delegado geral falou da valorização e do reconhecimento da Polícia Civil por parte da Secretaria da Segurança e fez, em nome do Conselho, uma homenagem aos dois secretários, oferecendo-lhes um broche da Polícia Civil.


Na continuidade dos trabalhos, o delegado geral adjunto, Valmir Granucci, falou das expectativas da Delegacia Geral quanto ao desempenho dos novos diretores de departamento. “Vamos prestar bastante atenção não só na

produtividade, como também no diálogo, na responsabilidade da transmissão das ocorrências”, disse ele, referindo-se ao comunicado rápido à DGP de fatos que precisem de providências mais enérgicas, e finalizando, o delegado prometeu agilizar ainda mais os trâmites de todos os expedientes e fazer um levantamento dos recursos materiais dos departamentos, ainda no começo deste ano.

Por Kerma Matos Oliver

Nenhum comentário:

Postar um comentário