terça-feira, 4 de setembro de 2012

Policiais e gestores de segurança do Ceará terão capacitação para a Copa

 

Servidores farão treinamentos até 2014 para atuar em grandes eventos.
Fortaleza é sede da Copa das Confederações em 2013 e Copa do Mundo.

Do G1 CE
 

Policiais e gestores de órgãos do Ceará participarão de um projeto de capacitação para atuação em eventos de grande porte, com a Copa das Confederações, em 2013, e a Copa do Mundo, em 2014. Os dois eventos de futebol têm Fortaleza como uma das sedes de jogos.
Os órgãos de segurança do estado se reuniram com a Secretaria Extraordinária de Segurança para Grandes Eventos (Sesge), do Ministério da Justiça. O projeto de capacitação vai envolver servidores estaduais e federais responsáveis pela segurança no Ceará, até a véspera da Copa do Mundo.
Os gestores da área de segurança pública passarão por capacitação em gestão de riscos e de crise, inteligência estratégica em eventos de grande porte, gestão de segurança em instalações complexas, operações em aeroportos, festivais e praças. Também fazem parte do projeto o comando de incidentes e gerenciamento de multidões.
Para capacitação de policiais e servidores responsáveis pela segurança no estado, serão realizados treinamentos e simulações em: operações de emergência e resgate, combate à exploração sexual, tráfico de pessoas e riscos associados ao turismo, bombas e explosivos, policiamento turístico, uso diferenciado da força e tecnologias de menor porte ofensivo, inteligência em segurança pública, escolta e batedores.
“O investimento e o cumprimento da agenda do plano de capacitação dos profissionais que atuarão nesses grandes eventos são fundamentais, mas a importância da visibilidade dessas ações não pode ser subestimada para gerar um envolvimento da população”, afirmou Mauro Mendonça, da Secretaria Extraordinária de Segurança para Grandes Eventos. Segundo Mendonça, desde 2011 estão sendo realizados estudos das experiências internacionais em grandes eventos para desenvolver o projeto no Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário