sábado, 1 de setembro de 2012

POLICIAIS CIVIS DO PIAUÍ PARTICIPAM DO CURSO DE INVESTIGAÇÃO DE CRIMES CONTRA A VIDA


Publicado em www.apocepi.com.br


0



POLICIAIS CIVIS DO PIAUÍ PARTICIPAM DO CURSO DE INVESTIGAÇÃO DE CRIMES CONTRA A VIDA


A APOCEPI ESTEVE REPRESENTADA NA PESSOA DO DIRETOR JOSÉ CIRONE DOS SANTOS, AGENTE DE POLÍCA CLASSE ESPECIAL.

O CURSO FOI MINISTRADO NA ACADEPOL-PI E CONTOU COM INSTRUTORES DO DHPP (DEPARTAMENTO DE HOMICÍDIOS E PROTEÇÃO DA PESSOA) DE SÃO PAULO.

A investigação dos crimes contra a vida é a mais complexa, envolvente e representa a essência do trabalho policial, razão pela qual, continuamente através dos tempos, constitui fonte de inspiração para escritores e cineastas, notabilizando personagens, atores e policiais.

O Inquérito Policial que, no ordenamento processual penal brasileiro, reúne todas as informações e diligências contidas na investigação de uma infração penal, deverá ser minuciosamente elaborado quando cuidar de crimes contra a vida.

A primeira preocupação prende-se à natureza do fato, se acidental ou criminosa, e, neste último caso, se dolosa ou culposa.

Com propósito de melhorar a qualidade dos trabalhos policais no Estado do Piauí e com intuito de melhor prover a Delegacia de Homicídios e Proteção da Pessoa que será inaugurada nesta Capital de Teresina-PI, o Secretário de Segurança Pública, Delegado Robert Rios Magalhães, esteve presente na abertura do CURSO DE INVESTIGAÇÃO DE CRIMES CONTRA A VIDA, e lá mesmo na ACADEPOL-PI foi direto e claro ao se manifestar para que a Diretora da Academia, Delegada Eugênia, produza projetos destinados a cursos de pós-graduação (especialização, mestrado e doutorado) destinados aos POLICIAIS CIVIS do Estado do Piauí. É verdade que já existe um projeto de especialização em Processo Penal, que inclusive já até superou a fase de inscrição, contudo se encontra parado e, pior, não se sebe se vai efetivamente ocorrer.

O curso foi ministrado na ACADEPOL-PI nos dias 27 a 31 de agosto de 2012 pelo(a)s professore(a)s Ana Cristina Lutério Dias, Francisco Petrarca Ielo Neto, Márcia Heloísa Mendonça Ruiz e Mário Leite de Barros Filho, com um diferencial que foi reconhecido e motivo de elogio de todos os alunos: “OS PROFESSORES CONHECIAM A REALIDADE POLICIAL, POIS SÃO DELEGADOS DE POLÍCIA QUE TRABALHAM EXATAMENTE NO DEPARTAMENTO DE HOMICÍDIOS E PROTEÇÃO À PESSOA NO ESTADO DE SÃO PAULO”.

Esse Curso que na realidade foi um verdadeiro Treinamento em Investigações de Crimes Contra a Vida, teve como grade disciplinar o seguinte: Local de Crime, Preservação, Vestígios, Psicopatas, Serial Killer, Recognição Visuográfica em Local de Crime, Técnicas de Investigação, Técnicas de Interrogatório, Delitos de Intolerância e Exercício Prático.

Logo na primeira aula, quando a professora Márcia Ruiz fazia teste de memória e testava a memória de alunos, deparou-se com o aluno JOSÉ CIRONE DOS SANTOS, o qual compõe a Diretoria desta APOCEPI, tendo essa professora começado a interrogar onde ele estava há quinze anos atrás e este respondeu de pronto que estava em Teresina-PI, e rapidamente a professora perguntou em que bairro, tendo o policial mais rápido ainda dito que era no bairro Monte Castelo, e a professor não menos rápido foi logo indagando o que ele fazia, e o policial citado disse que brincava com o filho mais velho, e mais ligeiro ainda ela perguntou o que ele comeu no almoço, e mal fecho a boca a professora, o policial aluno disse que tinha sido frango assado. Nesse momento, a professora quebra a sequência de perguntas e provocou uma verdadeira sessão de risadas na sala de aula, quando chamou o aluno de PINÓQUIO, ou seja, ele estava era mentindo, pois não havia ninguém com uma memória tão apurada.

A aula continuou de forma brilhante, e ao final a professora homenageou toda a polícia civil do Estado do Piauí ofertando um boné branco da Polícia Civil de São Paulo ao policial civil do Piauí JOSÉ CIRONE DOS SANTOS (integrante da Diretoria APOCEPI), por seu desempenho durante a primeira aula. E vários foram os destaques nas demais aulas, e também outras homenagens foram feitas aos policais civis daqui do Piauí, dentre os quais ao Policial CARLSON MAIA QUEIROZ, Chefe de Investigação do 2º Distrito Policial de Teresina.

Na verdade, este foi um dos cursos mais proveitosos da história da ACADEPOL-PI, pois fora ministrado por policiais civis do Estado de São Paulo, que realmente trabalham na área de Homicídio, na DHPP de São Paulo, e que os mesmos demonstravam ser muito mais do que meros instrumentalistas que apenas reproduzem conhecimento, visto possuírem o diferencial de serem verdadeiros educadores, que se preocupavam com o aprendizado, com a formação de formadores, e, além de tudo, de terem demonstrado uma forma afetiva de comportamento, que agregou e que de fato deixou toda a turma com um sentimento de irmandade.

HOMENAGEM FEITA PELA APOCEPI:

A APOCEPI prestou sua homenagem aos professores, através de dois broches e dois adesivos para veículos com o brasão da entidade, que foram humildemente entregues ao professor Francisco Petrarca Ielo Neto (que além de Delegado de Polícia é FAIXA-PRETA em Karatê) e a professora Márcia Heloísa Mendonça Ruiz, que “por ter criado o PINÓQUIO”, passou a ser carinhosamente chamada de “Professora MÁRCIA GEPETO”.

Parabéns a todos os participantes, que se sintam homenageados nas pessoas dos agentes de polícia CARLSON MAIA QUEIROZ e JOSÉ CIRONE DOS SANTOS.

Diretoria APOCEPI.

POLICIAIS CIVIS DO PIAUÍ PARTICIPAM DO CURSO DE INVESTIGAÇÃO DE CRIMES CONTRA A VIDA(Imagem:APOCEPI)
POLICIAIS CIVIS DO PIAUÍ PARTICIPAM DO CURSO DE INVESTIGAÇÃO DE CRIMES CONTRA A VIDA

Um comentário:

  1. “Um amigo me chamou pra cuidar da dor dele, guardei a minha no bolso. E fui.”
    Clarice Lispector.

    Agradeço aos Policiais Civis do Estado do São Paulo, representados pelos delegados de polícia civil Ana Cristina Lutério Dias, Francisco Petrarca Ielo Neto, Márcia Heloísa Mendonça Ruiz e Mário Leite de Barros Filho , Policiais Civis do Estado do São Paulo, que generosamente abdicaram de suas obrigações naquele estado para durante uma semana na Academia de Polícia do Estado do Piauí repassar os conhecimentos de investigação policial em crimes contra a vida à nós Policiais Civis.
    Em cumprimento, abraço aos novos amigos com o mesmo sentimento com que um dia recebi o abraço de uma mãe de uma vítima de homicídio após concluir a investigação policial com o autor do crime preso e, posteriormente , pronunciado e condenado. Eu nunca esqueci esse abraço... A presença de vocês aqui no nosso Estado foi tão importante quanto esse abraço... Serão sempre lembrados por todos nós. Até um breve encontro.
    Teresina, 02/09/12.
    Higgo Martins Moura (Delegado de Polícia Civil do Estado do Piauí)

    ResponderExcluir