terça-feira, 9 de outubro de 2012

Polícia Civil de Campinas inova e faz cair o roubo de carro

09/10/2012 09:27:26 (67 leituras)
Desde que o projeto Campinas Contra Roubo de Veículos (CAMcROVE) foi implantado, em junho deste ano, a cidade colhe os frutos. Em pouco mais de três meses de operação, foram realizadas 11 vistorias em desmanches e, somente em setembro, as polícias recuperaram 48% dos carros roubados e furtados.
O portador da boa notícia é o delegado seccional de Campinas e coordenador do programa, José Carneiro de Campos Rolim Neto. “Com os resultados das operações, muitos desmanches irregulares estão fechando espontaneamente”, conta.
O titular ressaltou ainda que, desde que a ação começou, a média diária de roubos e furtos de veículos na cidade reduziu. A queda também pode ser observada na comparação entre períodos.
De junho a agosto de 2011, foram 1.054 ocorrências de roubo, contra 961 no mesmo período deste ano, uma redução de 93 casos ou 8,82%. Já os furtos caíram de 1.185 no ano passado, para 1.107 entre junho e agosto de 2012, ou seja, menos 78 furtos de veículos ou 6,58%.
Últimas operações
Em setembro, mais dois estabelecimentos localizados no Jardim Aeroporto e Chácara Santa Cecília foram fiscalizados e lacrados.
No dia 13, foram localizados três motores com numeração suprimida, um Fiat Uno vermelho sem qualquer tipo de identificação e duas laterais de uma Parati preta, também sem numeração aparente.
Já no dia 25, durante a fiscalização do desmanche no Jardim Aeroporto, os policiais descobriram que além do local, mais três barracões eram usados para esconder peças irregulares. A equipe precisou de vários dias para contabilizar e apreender as 373 peças de veículos que estavam no local.
O projeto  
O CAMcROVE foi idealizado pelo diretor do Departamento de Polícia Judiciária do Interior – Campinas (Deinter 2), Licurgo Nunes Costa, visando reduzir os furtos e roubos de veículos na região, principalmente, em desmanches e locais de revenda de peças de veículos roubados.
O projeto é uma ação integrada entre as Polícias Civil e Militar de Campinas, Guarda Municipal e órgãos públicos, entre eles a Secretaria da Fazenda Estadual, Secretarias Municipais do Meio Ambiente, Saúde e Transportes

Nenhum comentário:

Postar um comentário