Já deu certo no Decap e, agora, começa a se expandir. O Departamento de Polícia Judiciária da Macro São Paulo (Grande SP) criou por meio da portaria 01 de 09 de abril de 2012 o Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC). O sistema visa aproximar os policiais e a comunidade e melhorar a Polícia Civil por meio de sugestões, elogios e reclamações enviados pela população.
O projeto foi idealizado seguindo a diretriz de integração entre Polícia Civil e cidadão, estabelecida pelo delegado-geral Marcos Carneiro Lima. A portaria que criou o serviço foi publicada em abril e deu 60 dias para que as delegacias das nove seccionais do Departamento se adaptassem.
Em julho, o serviço começou a funcionar. Cada delegacia territorial e especializada da Grande São Paulo passou a contar com uma placa, fixada em local visível, com informações sobre o SAC.
“Polícia Civil e comunidade: um canal de comunicação que pode fazer a diferença. Cidadão: faça sugestões, elogios, críticas e avaliações. Tire suas dúvidas. Entre em contato conosco através do e-mail”.
Comunicação rápida e direta
Cada seccional ganhou um endereço de e-mail para receber de maneira rápida e direta elogios, reclamações, sugestões, denúncias ou dúvidas dos cidadãos da região metropolitana do Estado. Policiais civis foram designados para gerenciar o sistema, ou seja, acessar diariamente o e-mail e responder a todas as solicitações.
A dinâmica do serviço é eficiente. As considerações são avaliadas pelas seccionais e encaminhadas às unidades de polícia citadas no contato. Caso o e-mail se refira a uma crítica, o seccional solicita que os titulares das delegacias tomem as devidas providências para resolver a questão.
Além disso, mensalmente, as seccionais enviam à Unidade de Inteligência Policial (UIP) do Demacro uma planilha referente a todos os atendimentos prestados por meio do SAC. De acordo com a delegada da Assistência Policial do Departamento, Fabíola de Oliveira Alves, esta é uma forma do Demacro ter total controle das avaliações feitas pelas pessoas sobre a Polícia Civil.
“O mecanismo entre a população e as delegacias é muito bom. É uma maneira de as pessoas elogiarem ou fazerem sugestões para aprimorarmos o nosso serviço”, considerou a delegada.
Segundo a autoridade, a quantidade de reclamações recebidas por meio do SAC tem sido mínima, a maioria dos contatos é para esclarecimentos ou elogios.
Divulgação
O Demacro, por meio de seus delegados, divulga constantemente o novo mecanismo de comunicação. As reuniões do Conseg (Conselho Comunitário de Segurança) é uma das ferramentas utilizadas pelas autoridades para informar aos cidadãos sobre o serviço criado para melhorar cada vez mais a Polícia Civil da Grande São Paulo.
Confira os e-mails do SAC de cada seccional do Demacro:
Carapicuíba: sac.carapicuiba@policiacivil.sp.gov.br
Diadema: sac.diadema@policiacivil.sp.gov.br
Franco da Rocha: sac.frocha@policiacivil.sp.gov.br
Guarulhos: sac.guarulhos@policiacivil.sp.gov.br
Mogi das Cruzes: sac.mcruzes@policiacivil.sp.gov.br
Santo André: sac.sandre@policiacivil.sp.gov.br
São Bernardo do Campo: sac.sbcampo@policiacivil.sp.gov.br
Taboão da Serra: sac.tserra@policiacivil.sp.gov.br
Mainary Nascimento
Nenhum comentário:
Postar um comentário