sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

EUA facilitam concessão de visto para brasileiros

Expectativa do governo americano é de aumento de 274% no número de turistas do País em quatro anos; objetivo também é atrair mais chineses e indianos

Com expectativa de crescimento de 274% no número de brasileiros que visitarão os EUA nos próximos quatro anos, o presidente Barack Obama determinou a eliminação da necessidade de novas entrevistas para os que queiram apenas renovar vistos expirados ou com datas próximas do fim da validade.
O programa também facilita a concessão de vistos para idosos e crianças. Segundo a Casa Branca, ao menos 80% das pessoas devem ser entrevistadas no máximo até três semanas após enviar os documentos ao consulado. Com isso, será ampliada em 40% a capacidade de concessão de vistos nos consulados americanos no Brasil ainda em 2012.
O porta-voz da Casa Branca, Jay Carney, disse que "o foco do presidente são as economias emergentes". Em novembro, os EUA informaram que pretendem emitir 1,8 milhão de vistos para brasileiros em 2013 - em 2010 foram 820 mil. Além de brasileiros, chineses e indianos são prioridade para o governo americano.

O que muda:
Primeiro visto
 Uma análise caso a caso poderá dispensar a entrevista, que hoje é obrigatória para todos.
 Renovação de visto
Ainda será preciso ir ao consulado, mas não haverá entrevista.

Crianças e idosos
Podem ser liberados da entrevista, mas o governo não definiu a faixa etária.

Obama sobe em palanque em parque da Disney, na Flórida, onde anunciou as novas medidas.
Fonte: O Estado de São Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário