Criada em janeiro de 2000 para desafogar os distritos policiais, a delegacia atingiu a marca histórica de um milhão de atendimentos on-line convertendo 73% deste total, em boletins de ocorrência.
Ao completar 12 anos de existência, a Delegacia Eletrônica de São Paulo, subordinada ao Departamento de Inteligência da Polícia Civil (Dipol), encerrou o ano com 1 milhão de solicitações de boletins de ocorrências por meio da Internet somente em 2011.
Desde a sua inauguração em 2000, a unidade recebeu mais de 4,5 milhões de solicitações pela Web.
A Delegacia Eletrônica registra vários tipos de boletins de ocorrência, como furto ou perda de documentos, desaparecimento e localização de pessoas, furto e perda de celulares, perda de placas de veículos e furtos de carros.
O serviço é responsável por 26% de todos os boletins de ocorrências registrados no Estado.
Outra facilidade que está disponível desde outubro é a ocorrência de acidente de trânsito sem vítimas, que em quase 3 meses de funcionamento, recebeu 30.523 solicitações. Mas é importante ressaltar que só é permitida para situações dentro do Estado de São Paulo.
Outro aspecto que deve ser lembrado, é que quando o declarante faz a solicitação por meio da Internet, assume totalmente a responsabilidade pelas informações fornecidas. Após o envio, da solicitação, o boletim ainda não foi concretizado, pois necessita de uma minuciosa conferência e checagem de informações, junto ao banco de dados da Polícia Civil, para garantir sua veracidade, privacidade e segurança, a fim de evitar fraudes.
Feito isso, o boletim eletrônico aprovado, será enviado para o e-mail do solicitante. Em caso negativo será enviada uma justificativa da recusa e orientação para novos procedimentos, por isso é fundamental que o endereço eletrônico (e-mail) esteja correto.
Outro fato que chama a atenção é que muitas solicitações são recusadas por duplicidade de envio, inobservância ou desatenção das instruções na página de abertura. Isto gera grande massa de serviço desnecessária, principalmente por erros de preenchimento, falta de históricos objetivos, ocorrências explícitas de roubo que se podem ser registradas no Distrito Policial convencional e também fragmentação de informações, isto é, não há necessidade de fazer um boletim para cada situação. O declarante deve concentrar todos os fatos numa mesma solicitação, desde que a ocorrência seja a mesma.
O objetivo da delegacia é agilizar as solicitações e atender o máximo de ocorrências, porém por se tratar de um documento oficial, precisa reunir o maior número possível de informações que justifique sua aprovação.
A delegacia eletrônica opera 24 horas ininterruptas com efetivo de 90 policiais qualificados com treinamento intensivo e uma estrutura de 28 terminais com equipamentos e instalações modernas que procuram proporcionar o melhor atendimento possível.
Fonte: Polícia Civil
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