sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Denarc prende fornecedores da Cracolândia

Policiais civis do Denarc (Departamento de Investigações sobre Narcóticos) apreenderam, na noite desta quinta-feira (12), 16 mil pedras de crack com uma mulher de 25 anos no bairro da Água Rasa, zona leste da capital. De acordo com as investigações, a droga abasteceria a Cracolândia, no Centro da cidade. “Ela era uma grande fornecedora. Não é a única, mas é uma grande fornecedora”, afirmou Wagner Giudice, diretor do Denarc.
Em Itapevi, na Grande São Paulo, os policiais fecharam um minilaboratório de drogas. Um homem foi preso durante a madrugada de hoje (13). Ele foi seguido pelos investigadores desde a Cracolândia, onde distribuía a droga, até seu apartamento, onde fracionava o crack em pedras menores. Foi apreendida uma grande quantidade de crack, uma arma, vários celulares e uma balança de precisão.
Na Baixada do Glicério, Centro da capital, 11 pessoas foram presas por tráfico, na tarde de ontem. A quadrilha comercializava a droga em uma padaria na rua rua Oscar Cintra Gordinho. Foram apreendidos dois tijolos e 397 pinos de cocaína, 205 trouxinhas de maconha, 27 pedras de crack, uma balança de precisão e uma arma de brinquedo.
“Vai ser natural para mim que a gente faça [as apreensões] distante do Centro”, disse Guidice. Com essas prisões, o Denarc busca agora conexões com fornecedores de alto escalão.
Usava o filho de 1 ano
A polícia chegou até a auxiliar administrativa J.E.M.D., presa na zona leste, após denúncias. Ela foi acompanhada pelos investigadores saindo de casa com destino à Cracolândia por volta das 22h30 de ontem. Ao perceber que estava sendo seguida, acelerou o carro, mas foi abordada na avenida Salim Farah Maluf. No banco de trás foram encontrados 3.650 pinos de crack e 200 porções de maconha.
O resto da droga estava dentro da casa, onde também foram apreendidos uma arma, munições e comprimidos de morfina. As 16 mil pedras pesavam 7,8 quilos de crack – também foi apreendido 1,2 quilo de maconha.
A informação obtida pela polícia era de que a auxiliar usava o filho de 1 ano de idade para despistar a polícia. Ela estava sozinha no momento da prisão.
Segundo o diretor do Denarc, ela ia até uma ou duas vezes por semana para a Cracolândia distribuir as drogas. No local, a droga era repartida em pequenas porções e entregue a outras pessoas, que faziam a venda.
Gravações no Centro
A quadrilha presa na Baixada do Glicério vinha sendo investigada pelo Denarc há 15 dias. Os investigadores fizeram fotos e filmagens dos integrantes do grupo vendendo os entorpecentes.
Balanço do Denarc na Cracolância em 2011
De acordo com Wagner Giudice, o trabalho de investigação do Denarc na Cracolândia é anterior à nova fase da Ação Integrada Centro Legal, iniciada na semana passada com o objetivo de desestruturar o tráfico e oferecer recuperação aos usuários de crack.
No ano passado, o Departamento fez mais de 200 prisões e apreendeu 120 quilos de drogas. Segundo o diretor, a operação feita pela Polícia Militar facilitou o trabalho do Denarc, e ajudará os agentes de saúde e assistentes sociais na abordagem aos usuários. “Ficou mais fácil a nossa abordagem e imagino, também, que vai facilitar muito a ação de agentes da saúde e agentes sociais”.
Desde a semana passada, 64 pessoas foram presas pela Polícia Civil e 41 pela Polícia Militar, totalizando 105 prisões, além de 39 foragidos da Justiça que foram recapturados.
Luiz do Vale e Souza
Fonte: Site SSP

Nenhum comentário:

Postar um comentário