quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Em três dias, PM faz 15 prisões na Cracolândia

Após três dias de intensificação do policiamento na Cracolândia, na região da Luz, Centro da capital, a Polícia Militar recapturou, até as 17h desta quinta-feira (5), 11 foragidos da Justiça, fez quatro prisões – três por tráfico de drogas e uma por receptação – e apreendeu duas armas de brinquedo e cinco carcaças de motocicletas. Dois dos suspeitos presos na quarta-feira (4) estavam com aproximadamente 150 pedras de crack.
“Estamos quebrando a estrutura logística do tráfico”, afirmou o coronel Pedro Borges, comandante do Comando de Policiamento de Área Metropolitano 1 (CPA/M-1), responsável pelo Centro da capital, ao falar sobre os primeiros dias de intensificação do policiamento – são 100 PMs com o apoio de policiais do Choque, Cavalaria e Canil. O comandante-geral da PM, coronel Álvaro Batista Camilo, falou em “resgatar a dignidade das pessoas em situação indigna”. A ação policial acontece por tempo indeterminado. “Não temos pressa, queremos tirar as pessoas dessa situação”, disse o comandante-geral.
Segundo Camilo, a ação na Cracolândia é dividida em três fases. A primeira será de atuação da polícia contra o tráfico de drogas em conjunto com uma operação de zeladoria da prefeitura em casarões e ruas, de onde somente na quarta-feira (4) foram retiradas 7,5 toneladas de lixo. Desde anteontem (3), 10 toneladas de lixo foram recolhidas.
A estimativa da PM é que em 30 dias, após a prisão de traficantes e o restabelecimento da ordem na região, se inicie a segunda fase, com a participação de assistentes sociais e agentes de saúde, que farão o encaminhamento dos dependentes químicos para albergues, AMAs (Assistência Médica Ambulatorial) e, se preciso, internação para tratamento e reinserção social.
A terceira e última fase é a de manutenção deste cenário, para que os dependentes possam se recuperar plenamente. Segundo o comandante-geral da PM, é a mais difícil.
A intensificação da Ação Centro Legal, iniciada há dois anos e meio, começou a ser planejada entre outubro e novembro do ano passado, através de reuniões da PM com o governador Geraldo Alckmin, secretários estaduais, municipais e o prefeito Gilberto Kassab.
Fonte: Assessoria de Imprensa da Secretaria da Segurança Pública

Nenhum comentário:

Postar um comentário