sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

967 novos investigadores e escrivães tomam posse

Tomaram posse na tarde desta terça-feira (03) 967 novos policiais civis, em cerimônia na Academia de Polícia Civil (Acadepol), na Cidade Universitária, zona oeste da capital – são 610 investigadores e 357 escrivães, aprovados em concurso público.

O secretário da Segurança Pública, Antonio Ferreira Pinto, lembrou que o governador Geraldo Alckmin autorizou a realização de concursos públicos para a seleção de mais 1.000 vagas para investigadores e 900 para escrivães, além da contratação de 1.000 agentes policiais. Para tanto, o Governo do Estado vai transformar 1.000 cargos vagos de carcereiros em agentes policiais. “Isso mostra a preocupação do governo de dinamizar a carreira e fortalecer a Polícia Civil”, afirmou.

Depois de citar as 14 carreiras da Polícia Civil na cerimônia de posse, o delegado-geral, Marcos Carneiro Lima, disse: “somos todos investigadores”. “É gente nova para combater o crime e proteger a sociedade”, completou.

Os investigadores que serão nomeados tiveram as melhores notas em um concurso com quase 24 mil candidatos. Os novos escrivães concorreram com cerca de 14 mil pessoas.

Os futuros policiais iniciarão o curso na Acadepol no mesmo dia da posse, com previsão de término para o mês de maio.
Entre as disciplinas do curso, os alunos terão aulas de Armamento e Tiro, Defesa Pessoal, Inquérito Policial, Investigação Policial, Criminalística, Medicina Legal, Direito Penal, Processual Penal e Direitos Humanos. Durante o curso, os alunos irão utilizar o novo estande virtual de tiro da Acadepol.

Depois de formados, os novos policiais iniciarão a carreira como investigadores e escrivães de 3ª classe, recebendo R$ 3.193,30 de salário inicial nas cidades com mais de 500 mil habitantes.

O concurso para novos policiais foi feito de maneira regionalizada, por seccionais. Nesta forma de concurso, os concorrentes disputam as vagas apenas com candidatos da mesma região, e os que obtêm as melhores notas são distribuídos nas delegacias da área de sua seccional.

Confira abaixo a distribuição dos novos policiais civis por região:

Grande São Paulo – 200 investigadores e 71 escrivães
Vale do Paraíba e Litoral Norte (Deinter-1) – 36 investigadores e 5 escrivães
Região de Campinas (Deinter-2) – 62 investigadores e 30 escrivães
Região de Ribeirão Preto (Deinter-3) – 44 investigadores e 36 escrivães
Região de Bauru (Deinter-4) – 50 investigadores e 78 escrivães
Região de São José do Rio Preto (Deinter-5) – 49 investigadores e 14 escrivães
Baixada Santista e Vale do Ribeira (Deinter-6) – 54 investigadores
Região de Sorocaba (Deinter-7) – 55 investigadores e 49 escrivães
Região de Presidente Prudente (Deinter-8) – 35 investigadores e 32 escrivães
Região de Piracicaba (Deinter-9) – 25 investigadores e 42 escrivães
 Vinicius Santiago e Denis Bonelli
Fonte: Site da SSP



Nenhum comentário:

Postar um comentário