sábado, 15 de junho de 2013

Polícia Civil inaugura novas instalações do Núcleo Especial Criminal de Avaré

 
"Avaré foi a pioneira na região de Sorocaba. E nós vamos, sem dúvida, expandir o projeto para as demais seccionais" (Júlio Guebert - diretor do Deinter 7)
Foi realizada nesta quinta feira (13), em parceria com a Faculdade Eduvale, a solenidade de inauguração do Núcleo Especial Criminal (Necrim) de Avaré. Criado em 2012, o núcleo, que atendia provisoriamente no prédio da delegacia do 2º DP, no bairro Santa Elizabeth, foi transferido para a instituição de ensino superior.
Importantes autoridades da região de Sorocaba prestigiaram o evento, com destaque para o diretor do Departamento de Polícia Judiciária de São Paulo - Interior (Deinter 7), Júlio Gustavo Vieira Guebert e para os delegados seccionais Marcelo Carriel (Sorocaba), Jorge Cardoso de Oliveira (Avaré), Cláudio Luiz de Medeiros (Itapeva), Marcelo Murat (Itapetininga), e Antonio Soares da Costa Neto (Botucatu).
Também estiveram presentes o comandante do 53º Batalhão da PM, Major Maurício José Raimundo, delegados de polícia dos dezessete municípios subordinados à área abrangida pela seccional de Avaré, lideranças políticas, representantes de entidades classistas, policiais civis e alunos, funcionários, diretores e coordenadores da faculdade.
O diretor de Deinter 7, Júlio Guebert, classificou o Necrim como “espaço de cidadania” e parabenizou Avaré pela iniciativa de ser a primeira seccional do Deinter 7 a implantá-lo. “Avaré foi a pioneira na região de Sorocaba. E nós vamos, sem dúvida, expandir o projeto para as demais seccionais. Hoje, em todo o Estado, já são 21 Necrims, isso mostra que a iniciativa tem dado certo”, completou.
Pioneirismo
Já o delegado seccional Jorge Cardoso falou dos antecedentes do Necrim, citando o delegado Cloves Rodrigues da Costa como o pioneiro na utilização da conciliação como meio de resolver conflitos na cidade de Ribeirão Corrente, região de Franca. Citou também o delegado Licurgo Nunes Costa, que em 2009, quando diretor do Deinter 4 de Bauru, criou o projeto do Necrim e o implantou nas sete seccionais daquele Departamento, alcançando expressivos resultados conciliatórios, “o que vem estimulando a criação de novos núcleos”.
O núcleo passou a ser coordenado pelo delegado de polícia Vagner Bertoli, que será auxiliado por dois policiais civis e estagiários. Segundo ele, a finalidade do órgão é realizar atendimentos e audiências conciliatórias a respeito de delitos considerados de menor potencial ofensivo, como acidentes de trânsito com vítimas, lesão corporal de natureza leve, dano, injúria, calúnia, difamação e ameaça.
O objetivo do Núcleo é buscar junto às partes envolvidas, uma solução amigável para o caso, sem necessidade de se recorrer ao processo convencional. “Caso ocorra a conciliação, o passo seguinte é o envio do acordo ao Poder Judiciário para ser homologado e, assim, gerar a extinção da punibilidade (encerramento definitivo do conflito) e os efeitos civis decorrentes, uma vez que o acordo celebrado entre as partes passa a valer como título executivo judicial”, explicou.
CEJUSC
Anfitrião do evento, o mantenedor da Faculdade Eduvale, Claúdio Mansur Salomão, disse estar “honrado” com a parceria feita com a Polícia Civil, e que a conciliação como meio de solução de conflitos é uma tendência. “As pessoas saem não só com seu problema resolvido, mas também aptas a voltar à convivência”, destacou.
Salomão adiantou durante a solenidade que no dia 24 de junho a Faculdade receberá também a implantação do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania, parceria entre a instituição e o Tribunal de Justiça do Estado que tem como objetivo ampliar o atendimento jurisdicional à população.
Serviço
As audiências do Necrim de Avaré são agendadas de segunda à sexta-feira, das 8h às 18h, na Faculdade Eduvale, localizada à Avenida Misael Euphrásio Leal, nº 347, Jardim América, Avaré/SP.

Fonte e fotos: Seccional de Avaré Cristiano Martins

Nenhum comentário:

Postar um comentário