quarta-feira, 26 de junho de 2013

Inaugurado o Necrim de São José do Rio Preto

 
A Polícia Civil de São José do Rio Preto inaugurou nesta sexta-feira (21) o Núcleo Especial Criminal (Necrim) com o objetivo de agilizar conflitos e buscar soluções para os casos com menor potencial ofensivo. O núcleo atende no prédio localizado na rua Generosa Bastos, 3333 – bairro Redentora, em São José do Rio Preto. O delegado responsável pela unidade é João Lafayete Sanches Fernandes.
O Necrim atua com o conceito de justiça restaurativa, que é uma proposta em que vítima e agressor são convocados para tentar um acordo. Desta forma, as questões são resolvidas mais rapidamente.
 
A unidade está vinculada diretamente à Delegacia Seccional de São José do Rio Preto. Os policiais civis que pertencem ao núcleo, apresentam perfil conciliatório e afinidade com a filosofia de polícia comunitária.
 
A instalação mostra um grande avanço para a comunidade de São José do Rio Preto, pois é um órgão que da agilidade aos trabalhos do Judiciário. Somente casos não resolvidos terão prosseguimento na Justiça.
 
Participaram da inauguração, o delegado de polícia-diretor do Deinter – 5, João Pedro de Arruda, o delegado seccional José Mauro Venturelli, o delegado assistente do Deinter- 5, Silas José dos Santos, além de diversos delegados da região e autoridades da cidade.
 
Necrim
Criado em 2010, o Necrim realiza a mediação de conflitos em crimes de menor potencial ofensivo – quando a pena é de até dois anos – e de ocorrências que precisam da representação criminal da vítima, como por exemplo, lesão corporal, calúnia, injúria, difamação, entre outras.
Após o registro da ocorrência, o Necrim promove uma audiência de conciliação entre as partes, buscando assim, um acordo para evitar ações judiciais. Em seguida, será lavrado um termo de conciliação e encaminhado ao Poder Judiciário.


Fonte e fotos: Seccional de São Jose do Rio Preto

Nenhum comentário:

Postar um comentário