sexta-feira, 22 de junho de 2012

Polícia Civil conta com novo Departamento: de Capturas e Delegacias Especializadas (Decade)

Polícia Civil conta com novo Departamento: de Capturas e Delegacias Especializadas (Decade)
22/06/2012 15:19:20 (541 leituras)
A partir desta sexta-feira (22), está oficializado na Polícia Civil o Departamento de Capturas e Delegacias Especializadas (Decade), criado em lugar do Departamento de Identificação e Registros Diversos (Dird). Com o Decreto nº 58.150, de 21 de junho, publicado hoje no Diário Oficial do Estado, o governador Geraldo Alckmin atende a uma demanda crescente da Instituição: a criação de uma unidade policial de combate a crimes de grande incidência nos últimos meses, os cometidos por adolescentes e também com utilização de explosivos.
“A intenção do dr. Carneiro (Marcos C. Lima, delegado geral) e da Secretaria (da Segurança Pública) com a criação do Decade é mudar a imagem de departamento administrativo para operacional e realmente combater os crimes cometidos com explosivos e produtos químicos, por adolescentes e que ocorrem dentro dos aeroportos, e que tenha atribuição de efetivamente capturar pessoas condenadas”, afirmou o diretor do Decade, delegado Aldo Galiano Filho (foto ao lado).
O Decade traz à Polícia Civil a 4ª Delegacia da Divisão de Vigilância e Capturas, a de Busca e Apreensão de Adolescentes. “A incidência criminal envolvendo adolescentes como autores passou a ser de grande importância, se fazia necessária uma delegacia especializada para essa demanda”, defendeu Aldo Galiano. E ainda a Delegacia de Investigações Sobre Produtos Controlados. “Antes era um setor, e por isso não havia um cartório para cadastrarmos todos os dados necessários sobre explosivos, não podíamos abrir inquérito policial para interditar locais irregulares”, completou o diretor do Decade.
Aldo Galiano contou que está sendo desenvolvido, já no novo departamento, um trabalho para formulação de uma portaria que englobe todos os tipos de explosivos surgidos de 1940 até os dias de hoje. “Vamos pedir um trabalho de apoio também ao Sindicato dos Químicos para isso, porque de 1940 para cá, quantos explosivos surgiram e produtos químicos passaram a ser combinados para uso na prática de crimes?”, disse Aldo Galiano, mencionando um decreto federal de 1940 que descreve explosivos.
Com o Decade foram extintas unidades que existiam no Dird: Serviço de Fiscalização de Despachantes, Divisão de Crimes de Trânsito - função que passa a pertencer a todas as delegacias da Capital -, Divisão de Registros Diversos, Delegacia de Polícia do Porto de Santos - cuja segurança das atividades passa a ser exclusiva do Departamento de Polícia Judiciária de São Paulo Interior 6 (Deinter 6 – Santos) - e Delegacia de Polícia de Proteção à Dignitários, Autoridades e Representantes Consulares - incumbência da Polícia Federal.

Dentre os destaques do organograma do Decade estão:
A Divisão de Vigilância e Capturas, com quatro delegacias, dentre as quais, a 3ª – Polinter (Investigações Interestaduais) e a 4ª – Busca e Apreensão de Adolescentes;
A Divisão Especializada de Atendimento ao Turista (Deatur), que atende aos Aeroportos de Congonhas, Internacional de Guarulhos e Viracopos, em Campinas, e os sistemas de transportes do Metrô e CPTM, além de locais de eventos de repercussão nacional e internacional;
A Delegacia de Investigações Sobre Produtos Controlados;
Os Serviços Técnicos: de Armas, de Cadastro de Guardas Municipais, de Produtos Controlados Diversos, o qual expede autorizações para funcionamento de estandes de tiro e uso de coletes balísticos, que antes não eram fiscalizados por departamento da Polícia Civil, e de Produtos Químicos, que inclui o controle da circulação e uso dos fogos de artifício;
As Equipes: de Cadastro de Armas, de Informações Criminais, e de Telecomunicações Policial;
O Presídio da Polícia Civil (PPC);
O Grupo de Operações Especiais (GOE), para policiamento preventivo especializado; e
A Unidade de Inteligência Policial.
A sede do Departamento de Capturas e Delegacias Especializadas fica no Palácio da Polícia, à Rua Brigadeiro Tobias, 527, 8º andar, na Luz.

Por Kerma Sousa Matos

Nenhum comentário:

Postar um comentário