domingo, 15 de abril de 2012

Seminário discute segurança na Copa do Mundo de 2014

O Sindicato dos Delegados de Polícia do Estado de São Paulo organizou, na tarde desta segunda-feira (9), o 1° Seminário sobre Segurança na Copa de 2014. O encontro acontece 11 dias após a Secretaria da Segurança Pública (SSP) criar a Comissão Paulista de Segurança da Copa, coordenada pelo secretário-adjunto Jair Burgui Manzano, que esteve no seminário, realizado no auditório do Sindicato dos Engenheiros, no Centro da capital.
Foram discutidas a capacitação de policiais e a organização, gestão e infraestrutura da Polícia Civil durante a Copa. Um dos palestrantes foi o delegado Luiz Maurício Souza Blazeck, divisionário da Acadepol (Academia de Polícia Civil) e responsável pela capacitação e treinamento de 3.500 policiais civis para a Copa do Mundo.
Blazeck esteve em Londres, que sediará as Olimpíadas este ano, na África do Sul, palco da Copa do Mundo de 2010, e no México, onde aconteceram os últimos Jogos Pan-Americanos. “Vi que nenhum policial civil tem o treinamento do brasileiro, especialmente o paulista, em gestão de crises”, afirmou.
O delegado-geral da Polícia Civil, Marcos Carneiro Lima, esteve no seminário, e disse que “ganhar a Copa é uma questão de jogo e sorte, mas a segurança pública de padrão internacional é a nossa obrigação”.
Segundo o delegado titular da Delegacia de Atendimento ao Turista (Deatur), Osvaldo Nico Gonçalves, todos os hotéis de São Paulo cadastrados para a Copa terão policiais civis que falem dois ou três idiomas. Nico também lembrou que a cidade já sedia, sempre com sucesso, eventos de porte internacional, como a Fórmula 1, a Fórmula Indy, a Parada Gay e o Salão do Automóvel.
O jogador Cafu, capitão do pentacampeonato mundial em 2002, recebeu uma homenagem do Sindicato dos Delegados por seu trabalho de combate à desigualdade social na Fundação Cafu. Os delegados Osvaldo Nico e Luiz Blazeck também foram homenageados.
Flávio Costa

Nenhum comentário:

Postar um comentário