terça-feira, 3 de abril de 2012

Droga apreendida em SP será testada na própria delegacia

Droga apreendida em SP será testada na própria delegacia
03 de abril de 2012 13h14 atualizado às 13h16


Os kits serão entregues nas Centrais de Flagrantes e de Polícia Judiciária . Foto: Fernando Borges/Terra
Os kits serão entregues nas Centrais de Flagrantes e de Polícia Judiciária
Vagner Magalhães

Direto de São Paulo
As Centrais de Flagrantes e de Polícia Judiciária da capital paulista passarão, a partir deste mês, a fazer o teste que comprova a presença de drogas com o princípio ativo da maconha e da cocaína em suas próprias unidades, agilizando o procedimento para que flagrantes de tráfico possam ser efetuados.
Atualmente, antes de o flagrante ser realizado, a droga precisava ser encaminhada ao Instituto de Criminalística, para que a prova da materialidade - ou seja, comprovação da presença de substâncias entorpecentes - pudesse ser comprovada.
A partir de agora, o Instituto de Criminalística passa a encaminhar um kit para as Centrais de Flagrante, para que o teste possa ser feito imediatamente.
"Com isso, todo o trabalho é agilizado, liberando os policiais que apresentam a ocorrência para voltar mais rapidamente às ruas. Antes, esse procedimento poderia levar até 7 horas", disse a delegada Ana Cecília Delphim de Moraes, delegada da Central de Flagrante da Secccional Sul de polícia da capital.
De acordo com dados da Polícia Civil, em média são realizados 23 flagrantes diários de tráfico de drogas, além de outros casos de porte de entorpecentes. No caso do tráfico, a prisão só pode ser efetuada após o exame preliminar de constatação de drogas, cujo crime é inafiançável.
O teste
Basta colocar 10 ml de água mineral em copo de café descartável sem uso e misturar um pouco da substância que será testada. O resultado está pronto em cerca de 5 minutos, após a aplicação.
A expectativa é que até o dia 10 de maio as nove centrais de flagrantes da capital e 27 centrais de polícia judiciária terão recebido os kits para aplicar os testes. Nesse período, os policiais serão treinados para fazer o exame.
Fonte: Site Terra

Nenhum comentário:

Postar um comentário