segunda-feira, 30 de abril de 2012

Investigações priorizam crimes contra o patrimônio

Desde março, os distritos policiais do Estado estão focando prioritariamente as investigações dos quatro principais crimes contra o patrimônio – roubos a residências e comércios e furto e roubo de veículos. A afirmação é do delegado-geral da Polícia Civil, Marcos Carneiro Lima. O combate a esse tipo de crime foi uma meta estabelecida pelas polícias.
As investigações serão direcionadas para interceptar e prender quadrilhas que cometam crimes contra o patrimônio antes que eles aconteçam. “O crime patrimonial é a médio e longo prazo. No curto prazo são as prisões, que vão refletir em médio prazo. O importante é que os criminosos comecem a perceber que o crime não compensa. E ele só começa entender isso com a prisão”, afirmou Carneiro.
Nos primeiros três meses do ano, as prisões cresceram 10,75% no Estado, com 3.449 casos a mais, de 32.084 para 35.533.
As delegacias especializadas fortalecerão, ainda mais, suas investigações. Para combater o furto e roubo de veículos, o Deic (Departamento Estadual de Investigações Criminais) vem fazendo uma série de ofensivas para desarticular os desmanches.
“Por trás desse crime, que é pulverizado, existem organizações criminosas que estão atuando há muitos anos, porque boa parte desses veículos tem a documentação e chassis adulterados e são vendidos em outros estados. Para reduzir os roubos a polícia está fazendo um combate muito efetivo contra os desmanches clandestinos”, disse o delegado-geral.
Homicídios
Após redução histórica de 72% dos assassinatos nos últimos 12 anos no Estado, o primeiro trimestre registrou aumento de 7% nos homicídios dolosos. Foram 1.073 homicídios nos três primeiros meses deste ano, contra 1.002 no mesmo período do ano passado. Até março foram 393 casos, mais que os 311 contabilizados no mesmo período de 2011.
O delegado-geral afirmou que o crescimento das mortes intencionais não é tendência, mas uma oscilação natural. A política de combate aos homicídios em São Paulo é exemplo para todo o país. Além disso, o Estado possui o DHPP (Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa), especializado na investigação dessa modalidade criminal.
Gabriela Amaral

Nenhum comentário:

Postar um comentário