quinta-feira, 26 de abril de 2012

Comandante da PM reitera ida de PMs para a prisão comum

Comandante da PM reitera ida de PMs para a prisão comum


O novo comandante da Polícia Militar, coronel Roberval França, reiterou a afirmação que o secretário Antonio Ferreira Pinto fez ontem (24) após a cerimônia de passagem de comando. Em uma coletiva de imprensa realizada na tarde de hoje (25) no Expo Center Norte, o coronel deixou claro que a PM não concorda com os desvios de conduta de seus membros. Dos 197 policiais que estão no presídio militar, 56 já foram demitidos ou expulsos da corporação e irão para as penitenciárias comuns nos próximos 30 dias.
Faz parte da nova política da PM agilizar os processos de demissão e expulsão, além de tornar as penas mais duras para os policiais. A maioria dos que estão presos se envolveram em crimes de roubo, latrocínio e tráfico de drogas. “São pessoas que mancharam a imagem da PM e desonraram o compromisso que fizeram com a sociedade. Do nosso ponto de vista, devem ser tratados como criminosos comuns”. Se eles forem alvo de ameaças dos outros presos, serão levados para celas isoladas do grupo (tratamento que já é dado a todos os detentos ameaçados pelos seus colegas de cela), segundo o comandante.
A mudança está entre os objetivos do coronel que abrangem ainda a melhora da estrutura da polícia e o desenvolvimento de novas estratégias de operação. Essa reformulação será feita com base em análise de indicadores e tendências criminais, mapeamento dos crimes e a pronta resposta da polícia. A estratégia envolve a criação de novos serviços para a população e o aprimoramento dos existentes, além das parcerias com outros órgãos que possam colaborar com a segurança. Todas as medidas serão tomadas com o objetivo de fazer com que a polícia não apenas controle a ordem pública, como acolha o cidadão. “O principal objetivo é fazer dele um agente de proteção”, explica França.
Sobre o aumento dos crimes contra o patrimônio, o coronel acredita que, como o país passa por um grande crescimento econômico, São Paulo acaba se tornando atraente para os bandidos por conta das ofertas de emprego. O principal desafio é conter o roubo de veículos, já que o estado tem cerca de 40% da frota do país. Já o combate contra o homicídio teve sucesso nos últimos anos.
Ao final da coletiva, o comandante afirmou que os policiais que trabalham na rua são o maior valor da corporação. Por isso irá buscar melhorias nos recursos e salários dos profissionais. “O bom policial será recompensado e o mau policial será responsabilizado pelos seus atos e expulso da PM”.


Camila Lessa

Nenhum comentário:

Postar um comentário