terça-feira, 6 de novembro de 2012

Polícia Civil inova processo de identificação pessoal com a criação do LEAD – Sistema de Legitimação a Distância

30/10/2012 16:30:00 (1599 leituras)
A Polícia Civil desenvolveu e no início desse mês de outubro implantou no 3º DP (Campos Elíseos) e na 4ª Central de Flagrantes do Decap, um sistema chamado LEAD (Legitimação a Distância). Com ele, os policiais civis de todas as unidades da Instituição podem enviar pedidos de legitimação ao IIRGD (Instituto de Identificação Ricardo Gumbleton Daunt) e dele receber os resultados online. Em uma semana, o piloto do projeto registrou com sucesso, 100 pedidos de legitimações por parte dessas duas unidades.

Atualmente chegam por mês no IIRGD aproximadamente 4.700 pedidos de legitimação, em sua maioria vindos de unidades do Decap (Capital) e Demacro (Grande São Paulo). Sem o LEAD, a solicitação desse processo e o recebimento dos resultados são feitos, de parte a parte, por aparelhos de fax.
Com o LEAD online, disponível pela rede Intranet da Polícia Civil, o policial civil tem a sua disposição um serviço automatizado, rápido e eficiente. Legitimação é o processo que confirma a identidade de uma pessoa, no caso, de pessoas que tenham mandados judiciais contra si – algo fundamental para os trabalhos de polícia judiciária.

O processo atual funciona da seguinte forma: por qualquer computador ligado à Intranet da Polícia Civil, o policial acessa o LEAD, clica no link “Pedido de Legitimação”, preenche um documento com os dados do legitimado, incluindo nome da autoridade solicitante (delegado de polícia) e do policial responsável pela tomada de impressões digitais; Nesse momento, o sistema cria um formulário de coleta dactiloscópica, para impressão. O policial então faz essa coleta das digitais, no documento (coleta tintada), anexa as imagens ao pedido e o envia ao IIRGD.

No Instituto, o papiloscopista confronta as digitais recebidas com a base de dados do Sistema Alpha (em alguns casos, ele verifica o arquivo criminal), grava o resultado e confirma o fim da análise. O Sistema LEAD automaticamente envia o resultado da legitimação para a unidade policial solicitante, que vai com a assinatura do papiloscopista que a fez.

As vantagens do Sistema LEAD são várias: A resolução do problema de ilegibilidade do formulário de preenchimento, obrigatoriedade de fornecimento de informações por parte do solicitante; maior acessibilidade aos pedidos e resultados por meio da Intranet da Polícia Civil, não havendo necessidade de linhas telefônicas nas unidades policiais exclusivas para comunicação com o IIRGD; maior nitidez da imagem das coletas com a digitalização dos documentos; possibilidade de consulta e controle dos pedidos por parte do policial civil, que diretamente do sistema pode consultar e imprimir quantas cópias forem necessárias – evitando-se envios duplicados de pedidos; transparência no andamento do processo de solicitação; ganho de tempo e menos gastos com impressão de pedidos; e documentos com código do pedido e assinatura digitalizada do papiloscopista, dando mais segurança à identificação e ao controle das legitimações.

O IIRGD está adquirindo servidores para armazenamento de dados, juntamente com as licenças necessárias. Também serão adquiridos microcomputadores com monitores de 24 polegadas, principalmente para facilitar a visualização de duas telas (Alpha e LEAD) em um único monitor e, assim, possibilitar ao papiloscopista a aferição das digitais. Outra providência já tomada, foi o início da elaboração, pela equipe de informática do IIRGD, de um manual operacional do Sistema LEAD.

Por Kerma Matos Oliver
Fotos: IIRGD

Nenhum comentário:

Postar um comentário