quarta-feira, 8 de janeiro de 2014

Regina Miki da Senasp faz palestra sobre “Segurança Pública” na Acadepol

 
 
A advogada e especialista em políticas de segurança pública, Regina Maria Filomena de Luca Miki, dirigente da Secretaria Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça – Senasp, fez na manhã desta segunda-feira (6), uma palestra sobre “Segurança Pública no Brasil”. O evento foi realizado na Academia de Polícia (Acadepol), na Cidade Universitária, zona oeste de São Paulo.
 
Participaram da mesa diretora, o diretor da Academia de Polícia, Mário Leite de Barros Filho; o delegado de polícia-diretor da Corregedoria Geral da Polícia Civil, Nestor Sampaio Penteado Filho; a diretora do Denarc, Elaine Maria Biasoli; o delegado de polícia divisionário da Secretaria de Cursos Complementares, respondendo, também, pela Assistência Policial, Edison Giatti Lahoz e o delegado de polícia-coordenador do Centro de Direitos Humanos da Acadepol, Tabajara Novazzi Pinto.
O delegado-corregedor, Nestor Sampaio, ao abrir os trabalhos, enalteceu o profissionalismo e o brilhantismo da palestrante à frente da Senasp. Já o diretor da Acadepol, Mário Leite, agradeceu a presença de Regina Miki e destacou a importância da mesma, na Acadepol.
 
Em seu discurso, Regina Miki agradeceu a oportunidade de falar aos policiais civis do Estado de São Paulo e destacou o trabalho do delegado geral, Luiz Maurício Souza Blazeck, no comando da Instituição. Afirmou que a investigação criminal é um dos caminhos para o combate da criminalidade e abordou problemas de segurança pública em várias regiões do Brasil.
Disse também que acredita nas polícias como um dos sustentáculos da democracia, motivo pelo qual lutará por suas prerrogativas durante sua atuação na SENASP e, após o término de sua gestão, continuará lutando pelas polícias, porém, como cidadã.
 
O diretor da Acadepol, Mário Leite parabenizou e ressaltou a sensibilidade e valorização com que a ilustre convidada tratou a Polícia Judiciária. Aproveitou a oportunidade para agradecer o apoio de Regina Miki na aprovação da Lei nº 12.830/13 e Lei do Crime Organizado, importantes instrumentos para o trabalho dos delegados de polícia e para toda Polícia Civil.
Mário Leite destacou, mais uma vez, sua crença no ensino como forma de valorização do policial e mecanismo de extrema eficácia no combate ao crime, razão pela qual propôs à “secretária” um encontro, por meio da Senasp, com todas as Academias de Polícia do país. O encontro, que foi prontamente aceito por Regina Miki, visa estabelecer integração, regras e procedimentos gerais no ensino policial civil de todo o Brasil.
 
Perfil
 
Regina Miki é advogada, mestre em Direito Constitucional pela PUC/SP, especialista em Direito de Família e Fundiário e em Políticas de Segurança Pública pela PUC/RS. É professora do Instituto de Segurança Pública da Fundação Santo André/SP e da Escola Paulista de Direito, Membro Associada Licenciada e do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda). É membro do Fórum Metropolitano de Segurança Pública, integrante do Comitê Intersetorial de Acompanhamento e Monitoramento da Política Nacional da População em Situação de Rua e do Comitê de Acompanhamento e Monitoramento do PNDH-3, ambos da Presidência da República.
 
Foi secretária de Defesa Social de Diadema (SP) entre 2001 e 2008, período em que colaborou para a redução de 78,61% da taxa de homicídios da cidade, então uma das mais violentas do estado. Atuou na Secretaria-Executiva do Conasp até assumir a Senasp.

Nenhum comentário:

Postar um comentário