quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

DIRETOR DA ACADEPOL PROFERE PALESTRA NO ROTARY

DIRETOR DA ACADEPOL PROFERE PALESTRA NO ROTARY



O Delegado de Polícia Diretor da Academia de Polícia do Estado de São Paulo, Mário Leite de Barros Filho, na tarde desta quarta-feira (15), ministrou, nas dependências do Colégio Rio Branco,  palestra sobre “A Evolução História da Polícia Civil Paulista”.



O evento idealizado por integrantes da Fundação Rotarianos de São Paulo / Associação Distrital Rotarianos – Higienópolis, contou com a presença do Presidente do Rotary – Higienópolis, Carlos Alberto Goulart, do Coordenador de agendas e palestras, Nahih Chicani e do colaborador Fernando Azevedo.

Durante sua fala, Mário Leite fez referência à nova ordem constitucional, especialmente no tocante ao princípio do devido processo legal. Defendeu, também, uma participação mais ativa da sociedade em assuntos atinentes a Segurança Pública.


Explicou que, na atual conjuntura, o inquérito policial configura verdadeiro instrumento de proteção aos direitos e garantias individuais, na medida em que a Polícia Judiciária tem natureza imparcial, sem vínculos com a acusação ou com a defesa. O que significa dizer, que seu compromisso é, apenas, com a verdade real.

Ao falar sobre o processo histórico da Polícia Civil paulista, destacou o novo perfil do policial civil, sobretudo, do Delegado de Polícia, que troca a roupagem exclusivamente operacional, para torna-se verdadeiro operador do Direito, fato este coroando com a edição da Emenda Constitucional nº 35/2012 e da Lei nº 12.830/13, que incluiu, de maneira inequívoca,  a atividade exercida pelos Delegados de Policia no rol das carreira jurídicas.


A palestra foi recebida com entusiasmo pela platéia, composta por diversos segmentos da sociedade civil, que ao final fizeram muitas perguntas e externaram diversos comentários.

Também estiveram presentes no evento as Delegadas de Polícia, Gislaine Santanieli e Raquel Kobashi Gallinati.


Fonte e fotos: Acadepol

Nenhum comentário:

Postar um comentário