sábado, 11 de janeiro de 2014

POLÍCIA DE LONDRES PASSARÁ A ANDAR COM CÂMERAS NAS RUAS...

        
Fonte:Folha de São Paulo

Decisão foi anunciada após controverso julgamento que absolveu policiais por morte de jovem em 2011

Segundo a corporação, objetivo é reunir provas e ganhar confiança da população, em especial em bairros negros

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS
A polícia armada de Londres vai passar a atuar com câmeras de vídeo como uma tentativa de aumentar a confiança da população na corporação.

O anúncio foi feito ontem pelo comissário de polícia Bernard Hogan-Howe, um dia após um júri popular ter absolvido dois policiais que mataram Mark Duggan, então com 29 anos, em 4 de agosto de 2011.

"Neste ano iniciaremos um teste no qual os agentes armados levarão câmeras no corpo para gravar as atuações dos próprios agentes e das pessoas com quem lidam", disse o comissário.

"Queremos ver se esta é uma maneira efetiva de reunir provas e ganhar a confiança do público", explicou.

Segundo o jornal britânico "The Guardian", o plano é que as câmeras comecem a ser usadas em abril.

A morte de Duggan, que era negro, desencadeou quatro dias de protestos, saques, crimes e confrontos pelas ruas de Londres. A confusão depois se espalhou para Manchester, Liverpool e outras cidades do país.

A absolvição dos policiais ocorreu apesar da conclusão de que Duggan estava desarmado quando foi baleado --ele havia se livrado da arma que carregava pouco antes de ser abordado.

A família do homem reagiu com indignação e prometeu continuar lutando por justiça para o pai de seis crianças.

Já Hogan-Howe comemorou as conclusões do júri, mas admitiu que a morte conduziu a "uma significativa redução da confiança entre as comunidades negras de Londres" e a polícia.

Já o premiê David Cameron reconheceu que há problemas a serem enfrentados: "Ainda há preconceito racial neste país", afirmou em entrevista à BBC.

Nenhum comentário:

Postar um comentário