terça-feira, 16 de abril de 2013

Solenidade de abertura do Curso Superior de Polícia

Solenidade de abertura do Curso Superior de Polícia


Na manhã desta segunda-feira (15) aconteceu, no auditório da Academia de Policia do Estado de São Paulo,  cerimônia de abertura do Curso Superior de Polícia Integrado (CSPI-2013).

A cerimônia, que contou com a presença de diversas autoridades, foi prestigiada pelo Delegado Geral de Polícia e pelo Desembargador do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, Marco Antonio Marques da Silva, que ministrou aula magna versando sobre “Investigação Criminal e o Estado Democrático de Direito”.



Essa é a 18ª edição do CSPI, que é um dos requisitos para que os Delegados de Polícia de 1ª classe possam ocupar cargos de classe especial. O curso prevê extensa carga horária, com enfoque, especialmente, em disciplinas voltadas às áreas de administração, planejamento e gestão. Outra característica do CSP é que se trata de um curso integrado, uma vez que em algumas de suas fases oficiais da Polícia Militar se juntam ao grupo, permitindo a troca de experiências administrativas e operacionais entre os futuros dirigentes de ambas as instituições policiais.



Além disso, o curso é equivalente ao V Curso de Especialização em Polícia Judiciária e Sistema de Justiça Criminal, em nível de pós graduação lato sensu, autorizado pelo Conselho Estadual de Educação e realizado pelo Centro de Estudos Superiores da Polícia Civil “Prof. Maurício Henrique Guimarães Pereira” da Acadepol. O diferencial neste ano foi a disponibilização de 30 vagas e não 20 como nos anos anteriores.



Em seu discurso, o Delegado Geral Maurício Blazeck falou sobre a importância do CSP e destacou a importância de todas as fases da carreira policial. “Estamos diante dos futuros dirigentes da instituição e dos Delegados de Polícia alunos do curso de formação. Ninguém chega a Delgado Geral de Polícia sem passar por essas duas fases”, falou à platéia presente composta, em sua maioria, por alunos do CSP e do Curso de Formação Técnico Profissional. “Apenas vocacionados aceitam mudar a rotina para progredir na carreira”, reforçou.


O Delegado de Polícia Diretor em exercício, Ciro Martins de Araújo Bonilha, deu as boas vindas aos alunos e fez um breve histórico do CSPI, oportunidade em  lembrou que já foram formados 492 Delegados de Polícia desde o inicio dos cursos, no ano de 1996. Assim, aos novos alunos recomendou: “Sejam felizes durante o período dessa atividade acadêmica”. E, aos alunos em formação: “O tempo é algo que não podemos definir, mas num futuro que chega rápido, vocês voltarão à Academia para realizarem o CSP”.


   
Poder de investigação

Ao iniciar a aula magna, o Desembargador Marques da Silva elogiou a gestão do Delegado Geral Maurício Blazeck, pela sua “bravura, altivez e trabalho incansável”. Em seguida passou a falar sobre investigação criminal, defendendo que “no Estado Democrático de Direito o império é a lei”. E, a Constituição Federal é clara quanto às atribuições de cada uma das instituições.



“Imparcialidade e equidistância. Esses são os limites na busca da verdade”, disse ao manifestar sua opinião no sentido de que a investigação criminal é de competência exclusiva da Polícia Civil. Nessa mesma linha, sustentou que quem acusa não pode ao mesmo tempo investigar, disse com relação a sua preocupação com o interesse da sociedade e da segurança jurídica.



Ao final de sua aula, o Desembargador Marques da Silva, que é autor de inúmeros livros, ofereceu alguns exemplares de sua última obra, Código de Processo Penal Comentado, para o acervo da Acadepol, sendo dois deles oferecidos ao primeiro colocado do CSP, o Delegado de Polícia Antonio Carvalho Neto, e à única mulher da turma, a Delegada de Polícia e Professora da Acadepol, Rosemary Sinibaldi de Carvalho. Eles, como os demais, passaram por um processo seletivo constituído de prova escrita e apresentação de títulos.



Além das autoridades mencionadas, compareceram à cerimônia os Delegados de Polícia Diretores de Departamentos: de Capturas e Delegacias Especializadas (Decade), Marco Antonio Desgualdo; de Polícia Judiciária do Interior (Deinter 6 - Santos), Aldo Galiano Junior; de Inteligência Policial (Dipol), Edson Minoru Nakamura; e os Delegados Divisionários de Polícia da Assistência Policial da Comunicação Social da DGP, Laerte Marzagão Junior; das Secretarias da Acadepol, Edison Giatti Lahoz, de Cursos Complementares; Dejair Rodrigues, de Cursos de Formação; Pedro Tonelli, de Concursos Públicos; e o Coordenador do Centro de Estudos Superiores, Edson Baldan, que enalteceu o visitante pela sua coerência de pensamento: “Responsabilidade acadêmica. Essa é a marca do professor Marco Antonio Marques da Silva”.




por Rina Ricci

Fotos: Haudrey Ferragonio

Nenhum comentário:

Postar um comentário