|
|
|
O maior congestionamento na
avenida, um sol escaldante, até uma criança pequena consegue andar num ritmo
mais rápido que os carros... É quando você morre de inveja dos ônibus e táxis
que seguem livres pela faixa exclusiva.
O que muita gente não sabe é
que, dependendo do dia e do horário, os carros também podem usar essa faixa
destinada ao transporte público – sem cometer infração.
Mas vale ficar atento: na faixa,
mesmo nos períodos em que o carro pode compartilhar o espaço, a velocidade
máxima permitida é inferior à da via comum.
Além disso, o
compartilhamento ainda não é uma regra definitiva. Cada autorização tem um
prazo de validade que, quando expira, exige um novo estudo para prolongar (ou
não) esse período. Em São Paulo, a autorização, por enquanto, vale até
setembro de 2014.
REGRAS DO COMPARTILHAMENTO DO USO (PARA SP) TÁXIS • Podem circular em qualquer dia e horário, desde que estejam transportando passageiros. • Não podem ter películas nos vidros (que impeçam a fiscalização de conferir se tem passageiro dentro). • Não podem parar na faixa para embarque ou desembarque de passageiro. • Não podem transitar em terminais e estações de transferência que existem ao longo dos corredores exclusivos. SEU CARRO • Pode circular nas faixas nos dias úteis, das 23h até as 4h (da manhã) do dia seguinte. • Pode também nos fins de semana, das 15h do sábado às 4h da manhã de segunda-feira. • Pode ainda nos feriados, a partir da meia-noite do dia do feriado até às 4h da manhã do dia seguinte. • Nesses períodos de compartilhamento, só não pode parar nas faixas para embarque e desembarque, nem transitar em terminais e estações de transferência exclusivos dos ônibus. QUEM NÃO PODE Veículos de carga, de tração animal e bicicletas estão proibidos de usar a faixa, independentemente do dia ou horário. CORREDORES EM QUE ESSAS REGRAS VALEM (SP) • Pirituba – Lapa – Centro • Inajar – Rio Branco – Centro • Campo Limpo – Rebouças – Centro • Santo Amaro – Nove de Julho – Centro • Jardim Ângela – Guarapiranga – Santo Amaro • Capelinha – Ibirapuera – Centro • Parelheiros – Rio Bonito – Santo Amaro • Itapecerica – João Dias – Centro • Paes de Barros
O Boletim Técnico é uma publicação do CESVI BRASIL. Sua
divulgação por qualquer meio é permitida desde que citada a fonte.
|
sexta-feira, 5 de abril de 2013
CORREDORES DE ÔNIBUS - quem mais pode usar?
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário