Foi assinado e lançado oficialmente, em evento na tarde de hoje (2), o novo plano de modernização do Departamento de Polícia Judiciária da Capital (Decap), responsável pelos 93 distritos policiais da cidade de São Paulo, além das delegacias de Defesa da Mulher (DDM) e do Idoso.
O projeto foi apresentado pelo diretor Domingos Paulo Neto, no auditório da Universidade Paulista (Unip) do Jaguaré, na zona oeste da Capital.
“Vamos dar um passo importante, valorizando o distrito e integrando as forças policiais, isso fará uma diferença enorme. Tudo o que queremos é investigação, esclarecimento e bom atendimento nos serviços públicos desta área”, disse o governador Geraldo Alckmin ao ressaltar a melhora do atendimento ao público nas delegacias a partir da nova Portaria, que será publicada amanhã no Diário Oficial do Estado (DOE).
Além do governador, estavam na cerimônia o secretário da Segurança Pública, Fernando Grella Vieira, o delegado-geral da Polícia Civil, Luiz Mauricio Souza Blazeck, o superintendente da Polícia Técnico-Científica, Paulo Argarate Vasquez, e o comandante geral da Polícia Militar, coronel Benedito Roberto Meira.
Também participaram do evento, delegados de distritos policiais, seccionais, delegacias de Defesa da Mulher (DDM) e do Idoso que fazem parte do Decap, assim como membros de Conselhos Comunitários de Segurança (Consegs) e de associações.
Com a modernização, as 93 delegacias territoriais da cidade passam a registrar todos os tipos de ocorrência durante o dia. À noite, e por 24 horas nos finais de semana e feriados, 27 Centrais de Flagrante e de Polícia Judiciária terão essa atribuição. As mudanças entram em vigor amanhã (3).
O secretário ressaltou outras melhorias trazidas pelas mudanças na gestão do Departamento, já que agora, durante o dia, todos os casos serão registrados nas delegacias da área onde ocorreram. “É um novo paradigma que avança em dois sentidos: melhorar a capacidade de investigação de cada delegacia e aproximar cada equipe do distrito policial de sua área”, discursou Grella.
Modernização
O novo plano foi desenvolvido com a participação da população, levando em consideração as necessidades locais para a análise da situação atual e o desenvolvimento das novas ideias de melhoria.
O objetivo da proposta – que foi embasada em estudos – é melhorar o atendimento ao público nos distritos policiais e fortalecer a capacidade de investigação. Isso sem descuidar das condições de trabalho e da qualidade de vida dos policiais.
Até hoje, 11 Centrais de Flagrante (CF) funcionavam de segunda a sábado, no horário das 7 às 22 horas somente para a elaboração dos flagrantes e termos circunstanciados, apreensão de menores e captura de procurados.
Agora, durante o dia, todas as delegacias poderão registrar os flagrantes e também as outras ocorrências. Além disso, os distritos funcionarão a partir das 8 – e não mais das 7 – até as 20 horas.
A cidade de São Paulo terá 27 Centrais de Flagrantes e de Polícia Judiciária, que atuarão todos os dias da semana apenas à noite: de segunda a sexta-feira, das 20 às 8 horas. Nos fins de semana e feriados, funcionarão durante 24 horas.
A proposta também pretende um aumento nas equipes que atuam nas Centrais. Atualmente, cada uma tem de três a quatro equipes, formadas por um delegado, dois escrivães e três investigadores. Este mês, as 27 unidades terão cinco equipes por plantão, com um escrivão e um investigador a mais.
Beatrice Caparbo
Nenhum comentário:
Postar um comentário