segunda-feira, 8 de abril de 2013

Régis de Oliveira ministra palestra na ACADEPOL

Régis de Oliveira ministra palestra na ACADEPOL


O Delegado de Polícia Diretor da Academia de Polícia, Mário Leite de Barros Filho, recebeu no final da tarde da última quinta-feira (4), a visita do jurista, ex-deputado federal e Desembargador aposentado  Régis de Oliveira.



Quase duas centenas de pessoas lotaram o auditório da Acadepol, entre alunos do curso de formação técnico-profissional para Delegado de Polícia, professores, Delegados de Polícia e convidados, todos com o fim de ouvir as experiências do expositor, tanto na área jurídica quanto legislativa.



Ao iniciar sua fala, Regis de Oliveira revelou aos presentes que durante seu mandato legislativo, entre os anos de 2007 a 2011, teve Mário Leite como assessor parlamentar. E, prosseguiu, com entusiasmo, afirmando que o atual Diretor da Academia de Polícia teve participação fundamental na elaboração dos projetos apresentados pelo então parlamentar, sobretudo naqueles ligados à Polícia Civil.



O tema da palestra girou em torno da carreira de Delegado de Polícia, razão pela qual o expositor contou um pouco de sua história em prol dos direitos e prerrogativas das Autoridades Policiais e fez uma síntese dos projetos apresentados na defesa da carreira no período em que esteve na Câmara dos Deputados.



No curso da exposição, com o fito de demonstrar a importância do Delegado de Polícia e da aplicação da justiça e da legalidade no exercício da função policial, o jurista fez uma análise histórico-filosófica da questão, citando renomados juristas e filósofos em diversos lugares e épocas, concluindo que  “A segurança é o primeiro valor que o homem tem”.


Ao final, aconselhou os novos Delegados de Polícia a se unirem. “Saiam daqui preocupados com a nossa sociedade. A dignidade funcional é o que vai dar segurança à nossa sociedade”, afirmou.



A Acadepol prestou uma homenagem ao jurista Régis de Oliveira, fazendo a apresentação de um filme com um resumo de sua trajetória no Congresso Nacional dedicados à defesa dos Delegados de Polícia. “A sociedade lhe deve muito pela sua honradez e compromisso com o interesse público”, salientou o Diretor Mário Leite.


Na ocasião, estiveram presentes o Presidente da Comissão de Segurança Pública da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção São Paulo (OAB-SP), Arles Gonçalves Júnior; os Delegados Divisionários de Polícia Ciro Martins de Araújo Bonilha, da Assistência Policial; Edison Giatti Lahoz, da Secretaria de Cursos Complementares; Dejair Rodrigues, da Secretaria de Cursos de Formação; Pedro Tonelli, da Secretaria de Concursos Públicos; Bento da Cunha Júnior, da Administração; Fabiana Sarmento de Sena, da Unidade de Inteligência e as Delegadas de Polícia da Assistência Policial, Bertha Paschoalick e Gislaine Santanieli, que conduziu a cerimônia.



por Rina Ricci

Colaboração e fotos: Thiago Oller de Castro








Nenhum comentário:

Postar um comentário