sexta-feira, 5 de abril de 2013

Presidente da Assembléia Legislativa ministra palestra da Academia de Polícia - ACADEPOL

Presidente da Assembléia Legislativa ministra palestra da Academia de Polícia - ACADEPOL


Na manhã desta sexta-feira (5), no auditório da Academia de Polícia do Estado de São Paulo foi realizada a cerimônia do  Curso de Treinamento para Grandes Eventos – Copa Fifa 2014, com a presença de diversa autoridades, dentre as quais o Delegado Geral de Polícia, Luiz Mauricio Souza Blazeck, o Presidente da Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo, Deputado Estadual Samuel Moreira e o Deputado Estadual Adriano Diogo.



Com o tema central “Armas menos letais nas ações policiais civis”, o evento reuniu cerca de 200 pessoas e foi direcionado aos policiais civis e professores de Armamento e Tiro da Acadepol. Para tanto, foram convidadas personalidades ligadas ao assunto, no âmbito dos Direitos Humanos e da Segurança Pública, para composição da mesa de honra e o desenvolvimento das palestras.


O Delegado de Polícia Diretor da Acadepol, Mário Leite de Barros Filho, recebeu os convidados com palavras de boas-vindas, oportunidade em que enfatizou a importância de que se reveste a presença do Deputado Samuel Moreira na Academia de Polícia, o que revela, inequivocamente, a consideração que o Poder Legislativo tem com a Polícia Civil Paulista.



Em seguida o Delegado Geral Maurício Blazeck parabenizou Mario Leite pelo brilhantismo na condução da Casa de Ensino: “Vemos uma Academia atuante, dentro de uma filosofia aceitável e moderna, na política de Direitos Humanos. Isso ocorre nas polícias de primeiro mundo e a Polícia Civil encontra, nesse contexto, uma solução mundial globalizada”.



Iniciando os trabalhos, o Deputado Estadual Presidente da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, Samuel Moreira, ressaltou a importância do tema em questão e discorreu sobre  o Projeto de Lei 871/09 de sua autoria, que dispõe sobre o uso preferencial de armamento não letal pelos agentes das Polícias Civis e Militares do Estado de São Paulo. O PL, que está em fase de audiências públicas, prevê que os agentes dos serviços de segurança pública devam portar armamento e munição não letal sempre que estiverem atuando em competições esportivas, espetáculos artísticos e musicais e quaisquer outros eventos em que haja aglomeração de pessoas. “Sempre de maneira gradual e respeitando a proporcionalidade na ação”, disse preocupado com o que chamou de “conceito de respeito à vida”. “É preciso estabelecer limites e regras de utilização e isso cabe aos especialistas do Poder Executivo”, continuou com a conclusão de que a capacitação e o treinamento são essenciais.



Na oportunidade, após discorrer com maestria sobre o tema, o Deputado Samuel Moreira aproveitou para expressar sua admiração pelo trabalho da Polícia Civil: “Tem que ser valorizado. Tenho convicção de seu papel importante no combate à impunidade, usando inteligência e tecnologia”.



Na sequência dos trabalhos, mais um representante da Assembléia Legislativa palestrou. O Deputado Estadual Adriano Diogo, Presidente da Comissão de Direitos Humanos e Cidadania da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, em sua fala, também destacou a preocupação da Casa Legislativa com a questão da utilização de armas não letais, ressaltando que tal debate é salutar para a segurança pública e para a garantia de direitos. Em sua opinião, “todo tipo de armamento letal ou não letal deveria, a exemplo dos medicamentos, passar por um processo de análise profunda”.



O Delegado de Polícia Diretor do Departamento de Inteligência Policial (Dipol), Edison Minoru Nakamura, que na oportunidade representou o Conselho da Polícia Civil, proferiu aos participantes conceitos de ordem técnica acerca de “armamentos e munições menos letais”, como sistemas projetados para não causar fatalidades ou lesões permanentes, sem causar danos ao patrimônio nem ao meio ambiente; além do objetivo de capacitar forças de segurança para atuação nos diversos tipos de ocorrências “de forma segura e humanitária”.


Além das palestras todos os participantes puderam assistir a uma demonstração prática de utilização de arma não letal, apresentada pelo Professor de Armamento e Tiro da Acadepol Duarte Junior. Ele fez questão de frisar que o sucesso e a eficácia na utilização de armamentos não letais, bem como de quaisquer outros equipamentos, esta ligado ao trinômio “operador, capacitação e equipamento”.


O ciclo de palestras foi encerrado com o Tenente-Coronel da Reserva da Polícia Militar do Rio de Janeiro, Ricardo de Souza Soares, que fez uma exposição sobre o tema “Armas e munições não letais na atualidade”, e sobre sua experiência no Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope), onde serviu por 24 anos.



Ao final da cerimônia, como forma de agradecimento pelos trabalhos que a Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo vem desenvolvendo em prol da Polícia Civil do Estado de São Paulo, Mário Leite colocou um “boton” com o símbolo da Polícia Civil do Estado de São Paulo na lapela dos Deputados Estaduais, Samuel Moreira e Adriano Diogo.



Além das personalidades citadas, compuseram a mesa de honra o Presidente da Comissão de Segurança Pública da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção São Paulo (OAB-SP), Arles Gonçalves Júnior;  o Delegado Divisionário de Polícia da Assistência Policial da Acadepol, Ciro Martins de Araújo Bonilha e o Delegado de Polícia Chefe da Assistência Policial Civil da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, Paulo Roberto Rios de Abreu. A Delegada de Polícia Gislaine Santanieli foi a mestre de cerimônias condutora do evento.

por Rina Ricci

Fotos: Haudrey Ferragonio







Nenhum comentário:

Postar um comentário