quarta-feira, 10 de abril de 2013

Presidente do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo ministra palestra na ACADEPOL

Presidente do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo ministra palestra na ACADEPOL

         Na tarde desta segunda-feira (8), o diretor da Academia de Polícia, Mário Leite de Barros Filho, recebeu a visita do presidente do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, Ivan Ricardo Garisio Sartorio, que proferiu palestra aos Delegados de Polícia do curso de formação técnico profissional versando sobre o tema “Desafios do Poder Judiciário e intersecção com a Polícia”.

         O evento contou com a participação do Delegado Geral Adjunto Valmir Eduardo Granucci; o Delegado de Polícia da Assistência Policial de Comunicação Social, Laerte Idalino Marzagão Junior; o Delegado Divisionário da Assistência Policial da Academia de Polícia, Ciro de Araujo Martins Bonilha; o Desembargador e professor da Acadepol Ricardo Carsoso de Mello Tucunduva; os Delegados Divisionários da Acadepol Dejair Rodrigues, da Secretaria de Cursos de Formação;  Edson Giati Lahoz, da Secretaria de Cursos Complementares; Pedro Tonelli Neto, da Secretaria de Concursos Públicos; Bento da Cunha Júnior, da Divisão de Administração; o Delegado-chefe da Assessoria Policial Civil do Tribunal de Justiça de São Paulo, Fábio Augusto Pinto; o  juiz assessor da Presidência Guilherme de Macedo Soares e o secretário da Presidência do TJSP, Kauy Carlos Lopérgolo de Aguiar.

Para receber e apresentar o palestrante, o Desembargador e professor da Acadepol Ricardo Cardoso de Mello Tucunduva discorreu sobre a união existente entre Justiça e Segurança Pública desde o início da história do Brasil, oportunidade em que destacou a opinião de Sartori no sentido de querer a Polícia Judiciária perto do Poder Judiciário.

A seguir, o diretor da Acadepol, Mário Leite de Barros Filhou, agradeceu a presença do convidado. “Hoje é um dia de glória. Não me lembro de nenhum presidente do Tribunal de Justiça ter visitado esta casa. Isso demonstra o carinho, o apreço e a admiração pela Polícia Civil. Significa também que os senhores têm respaldo do Poder Judiciário na proteção da comunidade.”  Relembrou, ainda, a época em que a Polícia Judiciária integrava a  Secretaria de Justiça e destacou a importância do Inquérito Policial como verdadeiro  instrumento de justiça. “O Inquérito Policial não tem compromisso com a defesa e nem com a acusação. Seu compromisso é com a verdade real dos fatos... Ele tem por função  subsidiar a decisão do magistrado”.

         O Delegado Geral de Polícia Adjunto, Valmir Eduardo Granucci, representando o Delegado Geral de Polícia Luiz Maurício Souza Blazeck, ausente em razão de compromissos funcionais, leu uma missiva da lavra do próprio Delegado Geral que ressaltou a importância da presença do Presidente do TJ/SP na Acadepol, berço da Polícia Civil.

         Ao iniciar sua exposição, Sartori cumprimentou os policiais presentes e os enalteceu dizendo: “O Judiciário na área criminal não funciona sem a Polícia Civil”. Apontou a proximidade entre os trabalhos da Polícia Judiciária e do Tribunal de Justiça e declarou como valoroso o trabalho do Delegado de Polícia.”

         Em seguida o Desembargador falou sobre a Instituição que preside, que é o maior Tribunal de Justiça do Brasil e, também, do Mundo. Esclareceu que embora existam dificuldades administrativas em razão das dimensões, sua presidência mantém compromisso com a transparência nos trabalhos realizados.  Contou que sua gestão é voltada à valorização do servidor, tendo, inclusive, criado um canal virtual de comunicação entre a Presidência do TJ e os servidores; sendo que tal iniciativa resultou em um prêmio do Conselho Regional de Administração por Gestão de pessoal.

Falou sobre o trabalho de digitalização de processos que vem sendo realizado e sobre as conversas com a Polícia Civil no tocante a implementação do Inquérito Policial Eletrônico, que será peça fundamental para o completo sucesso do Processo Digital no Tribunal de Justiça.

Colocou, também, como um dos pontos de importância de sua gestão, o estreitamento dos laços com a Polícia Civil. Nesse sentido, ressaltou o papel do Departamento de Inquéritos Policiais (DIPO), que estreita a relação entre as duas Instituições. Esclareceu, ainda, sobre a existência de projeto enviado à Assembleia Legislativa pela criação de DIPOs regionais, que teriam o condão de facilitar o diálogo entre Polícia Civil e Tribunal de Justiça.

No que se refere ao trabalho da Polícia Civil o expositor elogiou os Núcleos de Investigação Criminal – NECRIMs,  onde os Delegado exercem importante trabalho no processo de conciliação. Afirmou que este trabalho é visto com satisfação e considerado importante pela Justiça, que incentiva sua manutenção e expansão.



Por fim, destacou a importância do Inquérito Policial para a Justiça,  reafirmando sua opinião no sentido de que a investigação deve ser realizada, com exclusividade, pela Polícia Civil.


Ao final o Diretor da Acadepol reiterou seus agradecimentos e entregou uma lembrança para Sartori, que colocou um boné da Polícia Civil sob aplausos efusivos dos presentes.

 Fonte: ACADEPOL
Fotos e colaboração: Rogério Bergamo Ross
Thiago Oller de Castro

Nenhum comentário:

Postar um comentário